Home Home | Busca | Localização | Contatos | História
  Bioquímica | Química Fundamental | Serviços | Links | Ensino | Pesquisa | Acontece | Biblioteca | Ex-Alunos

 

 

Componentes do Grupo

Linhas de Pesquisa

Técnicas e Recursos Instrumentais

Publicações

Colaborações

Seminários

Agências Financiadoras

Links

Sites de Interesse

english version

 

 

 

 

Linhas de Pesquisa

____Nosso interesse focaliza-se no estudo de compostos de metais de transição, especialmente cobre, ferro e manganês. Estes íons metálicos, coordenados a biomoléculas, são essenciais no meio biológico, onde atuam em processos importantes, como metabolismo do oxigênio, transferências eletrônicas, oxidação de aminoácidos e carboidratos, proteção antioxidante a espécies reativas de oxigênio e nitrogênio.
____De um lado, nossos estudos visam a elucidação de processos fundamentais para a vida, envolvendo reações dos oxidantes usuais no meio biológico: oxigênio molecular, peróxido de hidrogênio e peroxinitrito, freqüentemente ativados por compostos de coordenação, onde a vizinhança de ligantes adequados impõe ao centro metálico características estruturais e espectrais que lhe conferem propriedades especiais de reatividade. Sistemas miméticos baseados em propriedades de centros ativos de metaloenzimas e metaloproteínas que desempenham papel primordial em processos oxidativos são assim obtidos e estudados.
____De outro lado, investigações sobre novos compostos com propriedades catalíticas adequadas estão sendo desenvolvidas em nosso laboratório, com a finalidade de obter novos catalisadores inspirados no meio biológico. Espécies mono-, di- e polinucleares de cobre têm sido obtidas, capazes de eficientemente catalisar a oxidação de diferentes substratos, como fenóis, catecóis, aminas, álcoois e carboidratos, pelo oxigênio molecular, em temperaturas moderadas. Deste modo, estes compostos além de constituir bons miméticos de enzimas, como tirosinases, catecol oxidases, aminas oxidases, galactose oxidases, permitem ainda comparar parâmetros termodinâmicos e cinéticos e avaliar a influência de diferentes fatores na atividade catalítica.
____Mais recentemente, estamos estendendo nossos estudos à oxidação de efluentes indesejáveis, como contaminantes, pesticidas, herbicidas, agroquímicos em geral, por oxigênio molecular e/ou peróxido de hidrogênio, para possível aplicação como processo verde, menos agressivo para o ambiente.
____Nossos estudos incluem a obtenção, separação e caracterização de complexos de metais de transição com diferentes ligantes, especialmente nitrogenados e hidroxilados. Os complexos preparados podem ser mono-, di- ou polinucleares, com centros metálicos interligados por variados ligantes-pontes, apresentando muitas vezes equilíbrios fortemente dependentes do pH e do solvente. Diferentes técnicas são utilizadas na sua caracterização, especialmente métodos espectroscópicos (UV/Vis, IR, EPR, CD, Raios-X) e eletroquímicos (VC). Posteriormente, a atividade catalítica desses complexos em processos oxidativos é verificada, visando interrelacionar suas propriedades espectrais e estruturais com a reatividade apresentada.
____ Intermediários reativos, que incluem espécies reativas de oxigênio (EROs) e de nitrogênio, além de espécies de íons metálicos em estados elevados de oxidação, são detectados e identificados através de técnicas espectroscópicas, especialmente EPR. Os produtos mais estáveis formados na reação são separados e analisados usualmente
por técnicas cromatográficas e espectroscópicas. Diferentes técnicas são usadas no monitoramento de reações, incluindo medidas do oxigênio consumido ou liberado, espectroscopia UV/Vis e EPR. Técnicas de cinética rápida são também utilizadas, quando necessárias.

.