QBQ-211

BIOQUÍMICA: ESTRUTURA DE BIOMOLÉCULAS E METABOLISMO

WLADIA VIVIANI, Coordenadora

3818-3810 r.215

SHAKER CHUCK FARAH

3818-3312 r.104

chsfarah@quim.iq.usp.br

ADELAIDE FALJONI-ALÁRIO

3818-3810 r.243

2001



 

CRONOGRAMA





informações importantes

O programa de QBQ-211 - "Bioquímica: Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo" - será desenvolvido basicamente por meio de aulas teóricas, seminários e exercícios. Existem na Biblioteca do Conjunto das Químicas, à disposição dos alunos, fitas de vídeo gravadas que tratam de vários tópicos a serem estudados. No setor de Empréstimo da Biblioteca, o aluno inscrito, pode requisitar a fita e ver o vídeo na própria Biblioteca que conta com televisor e aparelho de vídeo cassete numa pequena sala com capacidade para uns dez ouvintes. Para usufruir deste recurso didático, bem como para retirar livros, é necessário que o aluno faça sua inscrição na Biblioteca. Para isto, o estudante deve comparecer à Biblioteca munido de comprovante de matrícula, RG original e comprovante de residência.

Geralmente as primeiras duas horas de um período são reservadas às aulas teóricas seguidas de um pequeno intervalo. As duas últimas horas do período são dedicadas aos seminários e exercícios. Nesse período os alunos irão estudar a matéria por meio da resolução de exercícios ou da discussão de tópicos ministrados em aula teórica. Haverá seis PROVINHAS COLETIVAS (A,B,C,D,E,F,). Essas provas ajudarão na nota final. Grupos de 04 a 05 estudantes reunem-se na sala de aula de acordo com suas preferências e respondem coletivamente às perguntas formuladas. O aluno ausente receberá nota ZERO. 

As aulas práticas visam consolidar e esclarecer melhor os conceitos discutidos em aulas teóricas e de exercícios. Espera-se muito empenho dos estudantes durante as aulas de laboratório, além de muito cuidado e atenção em relação as operações aí executadas. Existem riscosdeacidentes ecommuitocuidadoatenção é possívelevitá-los. É IMPRESCINDÍVEL O USO DE AVENTAL DE ALGODÃO E ÓCULOS DE SEGURANÇA PRÓPRIOS. O estudante deve entrar no laboratório pontualmente na hora marcada. Não serão tolerados atrasos, haja visto que os retardatários prejudicam a si próprios e aos seus grupos. Alunos que não compareceram nos laboratórios receberão uma nota de zero.

avaliação e critério de aprovação

(a) Avaliação

O estudante será avaliado no que se refere à assimilação e ao conhecimento dos tópicos discutidos em aulas teóricas, seminários, exercícios e laboratórios. A avaliação será feita por meio de duas provas escritas (1,2), cujos pesos são 7.5 total. O peso total das PROVINHAS COLETIVAS (A,B,C,D,E,F) será 1.5 (0.33 cada). O peso do laboratório será 1.0.

(b) Critério de Aprovação

Será aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5,0 e freqüência mínima de 70%. NÃO HAVERÁ PROVA SUBSTITUTIVA. Uma prova de recuperação será oferecida somente para alunos com nota igual ou superior a 3,0.



LIVROS

Na disciplina “Bioquímica: Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo” (QBQ-211), usam-se vários livros. Assim, por exemplo, um determinado assunto referente a uma determinada aula teórica ou de exercício tem sua apresentação baseada em um certo livro, enquanto o assunto seguinte no calendário pode ter sua apresentação baseada em um livro diferente. Assim é na Universidade. Não obstante qualquer livro traz os tópicos discutidos bem como os de Biologia Molecular, objeto da disciplina QBQ-212. Por isso, é sempre recomendável ter um livro atualizado, última edição, de Bioquímica. Saber inglês ajuda muito.

Outra recomendação útil é a de se utilizar a Biblioteca do Conjunto das Químicas. Ela se situa na Avenida Lineu Prestes um pouco acima do Instituto de Química e possui uma grande variedade de livros didáticos de Bioquímica, contendo vários exemplares do mesmo título. Ao freqüentar a Biblioteca os alunos passam a conhecer os diferentes textos e têm maiores condições de decidir a respeito da compra de um ou outro livro.

A seguir será feita uma breve análise dos principais textos didáticos de Bioquímica.

Talvez o livro didático mais moderno seja o livro do Stryer o Biochemistry. É uma obra que está na 4a edição, lançada em 1995. Há tradução para o português desta 4a edição. É um livro muito completo e com muitas informações, ideal para consulta. A 3a edição do Stryer (1988) apresenta uma disposição de capítulos diferente, em relação à 4a edição. Há também tradução para o português desta 3a edição. O Stryer 3a edição é tão utilizável quanto a 4a edição.

Um autor muito conhecido pelos estudantes de Bioquímica é o Lehninger. O Lehninger é autor de dois textos de Bioquímica diferentes, o Biochemistry e o Principles of Biochemistry. O primeiro, o Biochemistry, chegou até a 2a edição (1975) e foi traduzido para o português. A obra traduzida foi dividida em quatro fascículos, um para cada parte da matéria: Estrutura, Catabolismo, Anabolismo e Biologia Molecular. Esse livro, atualmente, tem utilidade apenas no que se refere à parte de Estrutura, magistralmente apresentada na obra. Foi um livro, que pela clareza da apresentação, levou muitos estudantes a se interessarem por Bioquímica na Graduação, conduzindo mais tarde muitos à Pós-Graduação e à Pesquisa em Bioquímica. De fato a obra na época, por ocasião do seu aparecimmento foi muito bem recebida. Alguns anos depois, Lehninger preferiu escrever um outro livro de Bioquímica, em vez de lançar a 3a edição do Biochemistry. Assim em 1982 Lehninger lançou o Principles of Biochemistry, um texto mais resumido. Há tradução para o português deste livro. Com seu falecimento em 1986, o Principles of Biochemistry ficou sem nova edição até que em 1993 dois outros autores seguidores do Lehninger atualizam o Principles of Biochemistry e publicaram o que seria a 2a edição. A referência completa desta 2a edição é:

Lehninger, Nelson e Cox, Principles of Biochemistry 2a edição, 1993. Também há tradução para o português desta 2a edição.

Outros livros merecem ser apresentados:

Campbell, Biochemistry, 2a edição, 1995. É um livro conciso e será utilizado no estudo de Estrutura de Proteínas. Não existe tradução desta obra para o português.

Marzzoco e Torres, Bioquímica Básica, 1990. Obra escrita por autores ligados ao Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP. Torres é professor deste Instituto. O texto cobre muito bem a parte de Metabolismo. É valioso na parte de Integração Metabólica. Traz uma excelente lista de exercícios.

Conn, Stumpf, Bruening e Doi, Outlines of Biochemistry, 5a edição, 1987. Foi um dos primeiros livros modernos a aparecer no mercado. Até a 4a edição os únicos autores eram Conn e Stumpf, e foi um texto bastante utilizado. Hoje perdeu a aceitação. Até a 4a edição está traduzido para o português. Este livro apresenta muito bem o tópico pH e Tampões e as aulas sobre este assunto serão baseados nesta obra.

Murray, Granner, Mayes e Rodwell, Harper’s Biochemistry, 33a edição, 1993. É um livro que mereceu por parte de seguidores do Harper o mesmo tratamento que recebeu o Principles of Biochemistry do Lehninger. É um texto totalmente reescrito em relação as primeiras edições cujo autor principal era o Harper (está na 33a edição) e sobrevive graças a preferência dada a ele pelos candidatos dos Estados Unidos a uma espécie de exame nacional de residência médica. Há tradução para o português.

Rawn, Biochemistry, 1989. Parece que este texto teve só esta edição. É um livro completo, bem escrito, com ilustrações preciosas e esclarecedoras. As ilustrações apresentam uma inovação: podem ser vistas em 3D com auxílio de óculos especiais. O autor chama estas figuras de stereovídeo. Procurem este livro na Biblioteca.

Voet e Voet, Biochemistry, 2a edição, 1995. É um texto avançado com belas ilustrações, muitas delas tornadas transparências que poderão ser apresentadas durante as aulas.

APOSTILA DE EXERCÍCIOS

pH e SISTEMAS TAMPÃO

1. O Ka do ácido fraco HA é 1,6 x 10-6. Calcular:

a) O grau de ionização do ácido para uma solução 10-3 M

b) O pH

2. Calcular os valores apropriados e traçar a curva de titulação (pH versus Volume de titulante adicionado) de 500 ml de um ácido fraco HA 0,1 M com KOH 0,1 M; Ka = 10-5 (pKa = 5,0).

3. Quais os fatores que determinam a eficiência ou capacidade tamponante de uma solução?

4. Dispõe-se de solução de ácido acético e acetato de sódio ambas 0,1 M. Com estas duas soluções, descrever a preparação dos seguintes tampões acetato 0,1 M (pKa do ácido acético = 4,7):

a) pH = 3,7

b) pH = 5,7 

5. Esquematizara curva de titulação do ácido fosfórico. Quantos e quais são os sistemas tampão observados na titulação de todos os hidrogênios ionizáveis das moléculas de ácido fosfórico?

Dados: pKa1 = 2,1; pKa2 = 7,2 e pKa3 = 12,3.

6. Calcular a relação [HCO3-]/[H2CO3] no plasma sanguíneo em pH 7,4 

   (pKa = 3,77),

b) Calcular a relação [HPO42-]/[H2PO4-] no plasma sanguíneo (pKa = 7,20),

c) Qual dos dois pares ácido-base conjugados é o tampão mais eficiente em uma amostra de plasma sanguíneo em um frasco fechado, sem espaço disponível para gases (totalmente ocupado por líquido)?

7. O plasma sanguíneo contém uma reserva ("pool") total de carbonato (essencialmente HCO3- + CO2) de 2,52 x 10-2M.

a) Qual é a razão [HCO3-]/[CO2] e a concentração de cada componente do tampão presente a pH 7,4?

b) Qual seria o pH se for adicionado 10-2 M de H+ sob condições tais que o aumento da [CO2] não possa ser liberado?

c) Qual seria o pH se for adicionado 10-2 M de H+ e o excesso de CO2 eliminado (mantendo-se assim a [CO2] original)?

   Considerar o pKa para o equilíbrio abaixo:

CO2 + H2OÛHCO3- + H+, como sendo 6,1.

AMINOÁCIDOS

1.  a) Escreva a estrutura química de cada aminoácido em pH 7,0

b) Escreva as estruturas das várias formas iônicas de alanina, ácido aspártico e lisina que podem existir entre pH 1 e pH 14. Mostre como cada forma ioniza em água.

2. Desenhe a curva de titulação da alanina, do ácido aspártico e lisina. Indique o pI de cada. 

3. Quais são as mobilidades eletroforéticas relativas de glicina, leucina, ácido aspártico, ácido glutâmico e lisina a pH 4,7?

Dados:
 
Aminoácido 
P.M.
pI
Lisina
146,2
9,74
Glicina
75,1 
5,97
Leucina
131,2 
5,98
Ácido Glutâmico
147,1
3,22
Ácido Aspártico
133,1
2,98

Considere a mobilidade eletroforética como sendo diretamente proporcional a 

4 Relação entre estrutura epropriedades químicas dos aminoácidos.

Uma vez que os aminoácidos servem como unidades fundamentais formadoras das proteínas, o conhecimento de suas estruturas e propriedades químicas é crucial para a compreensão de como as proteínas executam suas funções biológicas.

a) Escreva as estruturas das cadeias laterais (grupos R) dos seguintes aminoácidos: (1) Ala, (2) Arg, (3) Asn, (4) Asp, (5) Cys, (6) Glu, (7) Gly, (8) His, (9) Lys, (10) Met, (11) Phe, (12) Pro, (13) Ser, (14) Trp, (15) Tyr e (16) Val.

b) Associe compatibilizando cada estrutura com a descrição de suas propriedades fornecidas abaixo (algumas descrições podem servir a mais de uma estrutura).

(Associe o número do aminoácido com a letra correspondente à descrição).

a) Grupo R pequeno e polar contendo um grupo hidroxila. Este aminoácido é importante no sítio ativo de algumas enzimas.

b) Provoca o menor impedimento estérico.

c) O grupo R tem pKa próximo de 10,5, o que torna-o carregado positivamente no pH celular.

d) O grupo R contém enxofre e é neutro em todos os pHs.

e) O grupo R é aromático, de natureza hidrofóbica e neutro em todos os pHs.

f)  O grupo R é derivado de hidrocarboneto saturado, importante em interações hidrofóbicas.

g) O único aminoácido que possui um grupo R ionizável com pKa próximo de 7. É um grupo importante no sítio ativo de algumas enzimas.

h) O único aminoácido que possui um a-amino grupo substituído. Influencia o dobramento da proteína forçando uma curvatura na cadeia.

i) O grupo R tem pKa próximo de 4 e assim está carregado negativamente em pH 7.

j) Tem grupo R aromático, capaz de formar pontes de hidrogênio; tem pKa perto de 10.

k) Forma ligações cruzadas de dissulfeto (pontes de dissulfeto) entre cadeias polipeptídicas, o pKa do seu grupo funcional é cerca de 8.

l) O grupo R tem pKa próximo de 12, fazendo-o positivamente carregado em todos os pHs fisiológicos. Sua carga positiva é importante em algumas proteínas para a ligação com grupos fosfatos negativamente carregados.

m) Quando seu grupo R polar não carregado é hidrolisado, este aminoácido converte-se emoutro que possui uma carga negativa em seu grupo R quando em pH ao redor de 7

PEPTÍDEOS E PROTEÍNAS

1.Desenhe uma reação de formação de uma ligação peptidica e explique as principais caracteristicas da ligação.

2. Para o tripeptídeo H3N+-Ala-Lys-Ser-COO-

a) Classifique os grupos R segundo suas polaridades.

b) Diga para que tipo de ligação esses grupos poderiam contribuir na estrutura terciária de uma proteína.

c) Calcule o pI sabendo que:
 
Ala
Lys
Ser
Glu
pKa1
2,34
2,18
2,21
2,19
pKa2
9,69
8,95
9,15
9,67
pKa3 (grupo R)
10,53
4,25

d) Para que polo migraria o tripeptídeo numa eletroforese feita a pH = 7?

e) Discuta a capacidade do peptídeo de atuar como tampão.

f) Refaça os ítens anteriores para um tripeptídeo contendo ácido glutâmico no lugar de lisina.

3. Indique se as seguintes afirmações são falsas ou verdadeiras. Justifique. 

a) Pontes de hidrogênio ocorrem entre átomos de hidrogênio na superfície das moléculas de proteína em solução.

b) A conformação termodinamicamente mais estável de uma proteína corresponde a estrutura de energia livre mais baixa.

c) A formação de pontes de hidrogênio internas corresponde a principal interação que direciona o dobramento da molécula de proteína.

d) Solventes orgânicos desnaturam proteínas, principalmente por dificultar interações iônicas.

e) O dobramento de uma molécula de proteína hidrofóbica é acompanhado por um aumento na entropia do polipeptídeo.

f) O termo estrutura quaternária refere-se a conformação da proteína em quarta dimensão, isto é, como uma função do tempo.

g) Pontes dissulfeto ligam covalentemente resíduos de cisteína cujas proximidades são determinadas por interações prévias não covalentes.

h) Numa a-hélice, os hidrogênios amídicos de todas as ligações peptídicas estão formando pontes de hidrogênio.

i) A partir da estrutura primária completa de uma proteína, é possível predizer sua conformação tridimensional.

4. Seguindo as instruções abaixo, faça com papel um modelo aproximado de uma a-hélice:

a) Trace em papel milimetrado duas linhas paralelas separadas 1,8 cm uma da outra.

b) Na linha de baixo, a partir de origem marque pontos distantes 3 cm um do outro.

c) Na linha superior marque a origem 0,5 cm à frente da origem correspondente na linha inferior. A partir da origem, marque pontos na linha superior distantes 3 cm um do outro.

d) Una os pontos correspondentes nas linhas superior e inferior, de tal modo a obter uma série de paralelogramos.

e) Em cada paralelogramo trace três segmentos auxiliares:

(1) No lado menor da esquerda marque um ponto 0,3 cm abaixo do vértice esquerdo superior. No lado menor à direita marque um ponto 0,3 cm acima do vértice inferior. Una estes pontos.

(2) e (3) Trace segmentos paralelos aos lados menores que distem entre si 1 cm. Desta forma o paralelogramo é dividido por estes segmentos em três terços iguais.

f)Escreva a letra C (carbono) no encontro dos segmentos (1) e (2) e o N (nitrogênio) no encontro de (1) e (3).

g) No centro dos lados menores escreva Ca.

h) Una C a - C - N - C a - C - N - ....

i)Faça C = O para cima ao longo do segmento (2) e N - H para baixo ao longo de (3).

j)Dobre a tira de papel nas posições correspondentes aos lados menores e fixe as pontes de hidrogênio N - H ... O = C com pequeno pedaço de fita adesiva, de tal forma a obter no conjunto uma hélice.

5. Seguindo as instruções abaixo, faça com papel um modelo aproximado de um folha pregueada b com cadeias polipeptídicas antiparalelas:

a) Numa folha de papel sulfite com seus lados maiores em posição horizontal trace as linhas auxiliares da maneira indicada abaixo.

b) Trace levemente linhas verticais distantes entre si 6 cm. A primeira linha à esquerda pode distar 1 cm do lado menor.

c) Trace levemente pares de paralelas horizontais distantes 1,2 cm entre si. No primeiro par, a linha superior deve distar 1 cm do lado maior superior da folha de papel. A paralela inferior dista 1,2 cm da linha superior.

d) Abaixo 4,2 cm da linha inferior do primeiro par de paralelas trace a linha superior do segundo par. Trace em seguida a linha inferior do segundo par.

e) Da mesma forma trace o terceiro e quarto pares de paralelas.

f) Com asverticais e os pares de paralelasvocê obteve umasérie de retângulos medindo 1,2 cm (lado menor) por 6 cm (lado maior).

g) Na primeira série de retângulos (a série superior) escreva Ca no vértice superior esquerdo do primeiro retângulo da esquerda. No vértice inferior direito escreva também Ca. Assim, de forma diagonalmente oposta, vá escrevendo Ca na primeira série de retângulos.

h) Na segunda série de retângulos (uma abaixo da série superior) escreva Ca no vértice inferior esquerdo do primeiro retângulo da esquerda. No vértice superior direito escreva também Ca. Assim, de forma diagonalmente oposta, vá escrevendo Ca na segunda série de retângulos.

i)Proceda com em (g) para escrever Ca na terceira série de retângulos.

j)Proceda como em (h) para escrever Ca na quarta série de retângulos.

k) Entre 2 verticais (separadas de 6 cm) trace levemente 2 outras verticais separadas de 2 cm.

l)  Agora, na primeira série de retângulos escreva C de forma diagonalmente aposta a Ca. Diagonalmente oposto a C escreva N. Vá escrevendo C e N diagonalmente opostos.

m) Também, na segunda série de retângulos escreva N de forma diagonalmente oposta a Ca. Diagonalmente oposto a N escreva C. Vá escrevendo N e C diagonalmente opostos.

n)Na terceira série de retângulos escreva C e N como em (l).

o) Na quarta série de retângulos escreva N e C como em (m).

p)Nos C (não em Ca) façaC=O(as ligações devem estar centradas em C e a 120o).

q)Nos N façaN-H(as ligações devem estar centradas em N e a 120o).

r)Estabeleça as pontes de hidrogênio entre as cadeias com osC=OeN-Hpróximos (C = O --- H - N).

s) Dobre a folha de papel em zig-zag, vincando-a nas verticais que passam por Ca.

6. Dado o polipeptideo abaixo, onde ocorreria com maior probabilidade a formação de uma alça ou mudança de direção? Justifique. Onde ocorreria uma ponte dissulfeto?

Ile-Ala-His-Thr-Tyr-Gly-Pro-Phe-Glu-Ala-Ala-Met-Cys-Lys-Trp-Glu-Ala-Gln-Pro-Asp-Gly-Met-Glu-Cys-Ala-Phe-His-Arg.

7. Indicar a provável localização (interior ou exterior) dos seguintes aminoácidos em uma proteína globular: Asp, Leu, Ser, Val, Gln, Lys, Cys, Ala. Justifique.

 

ANÁLISE DE PROTEÍNAS

1.  Os seguintes reagentes são comumente usados na Química de Proteínas:


 
CNBr (brometo de cianogênio)
Cloreto de Dansila
Uréia
HCl 6N
b-Mercaptoetanol
Ninhidrina
Tripsina
Fenil isotiocianato
Ácido Perfórmico
Quimiotripsina

Qual(is) dele(s) é(são) o(s) mais adequado(s) para executar cada uma das seguintes tarefas?

a) Determinação da sequência de aminoácidos de um peptídeo pequeno.

b) Identificação de um resíduo amino-terminal de um peptídeo (do qual dispõe-se somente de menos de 10-7 g).

c) Desnaturação reversível de uma proteína isenta de pontes de dissulfeto. Que outro reagente seria necessário se elas estivessem presentes?

d) Hidrólise de ligações peptídicas no lado carboxílico de resíduos com R aromático.

e) Clivagem de ligações peptídicas no lado carboxílico de metioninas.

f)Hidrólise de ligações peptídicas no lado carboxílico de resíduos de lisina e arginina

2. Indique as propriedades das proteínas nas quais se baseiam as seguintes técnicas utilizadas na sua purificação:

(a)Eletroforese, (b) Salting out, (c) Precipitação no pI, (d) Ultracentrifugação e (e) Diálise

(f) Cromatografia de troca iônica (g) Cromatografia por afinidade

3. Em que pH será aeletroforese mais eficiente na separação das seguintes misturas de proteínas?

a) Albumina sérica e hemoglobina; pIs=4,9e6,8, respectivamente

b) Mioglobina e quimiotripsinogênio; pIs = 7,0 e 9,5, respectivamente

c) Albumina do ovo, albumina sérica e urease, pIs = 4,6 ,4,9e5,0, respectivamente

4Abaixo está representada a mobilidade eletroforética em pH 8,6 da hemoglobina normal e de uma série de hemoglobinas anormais (que possuem um aminoácido substituído):

(-)ÄÄÄÄÄÄÁÄÄÄÄÄÁÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÁÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÁÄÄÄÄÄÁÄÄÄÄ (+)

ABNormalCD

Indique a que posição A, B, C ou D corresponde cada hemoglobina anormal:

HbS - Val em lugar de Glu, HbJ - Asp em lugar de Gly, HbN - Glu em lugar de Lys e HbC -

Lys em lugar de ácido Glu.

5. Um método utilizado para purificação de proteínas utiliza a solubilidade difrencial das proteínas. Sabe-se que a solubilidade de grandes cadeias polipeptidicas possue uma alta dependência do número de resíduos polares, principalmente de cadeias ionizaveis: quanto mais ionizável mais solúvel. Tendo em vista esta afirmação quais das cadeias abaixo seriam mais soluveis:

a-(Gly)20 ou (Glu)20 em pH7.0

b-(Lys-Ala)3 ou (Phe-Met)em pH 7.0 

c-(Ala-Ser-Gly)5 ou (Asn-Ser-His)5 em pH 6.0

d-(Ala-Asp-Gly)5 ou (Asn-Ser-His)5 em pH 3.0

ENZIMAS

1. Definir: Enzima, sitio catalitico, cofator, coenzima, grupo prostetico e vitamina.

2. . Um extrato bruto livre de células contém 20 mg/ml de proteína. Uma alíquota de 10 ml (microlitros) deste extrato em um volume total de reação standard de 0,5 ml catalisou a formação de 30 nmoles (nanomoles) do produto em 1 min sob condições ótimas de ensaio (força iônica e pH ótimos, concentrações saturantes de todos substratos, coenzimas, ativadores, etc.)

a) Expressevemtermos denmoles x ml-1 x min-1,nmoles x litro-1 x min-1,mmoles x litro -1 x min-1eM x min-1 .

b) Qual seria o valor de v se os mesmos 10 ml do extrato fossem ensaiados em um volume total de 1,0 ml?

c) Em termos de unidades/ml, qual é a concentração da enzima na mistura de ensaio e no extrato?

d) Qual é a atividade específica da preparação?

2. A acetilcolinesterase (uma esterase) catalisa a hidrólise da acetilcolina:

acetilcolina+H2®   colina+ácido acético

a) Escreva a reação catalisada usando fórmulas estruturais e indique na estrutura da acetilcolina a ligação que é clivada.

A enzima é inativada por DFP (diisopropilfluoro-fosfato).

b) Qual é o resíduo de aminoácido que provavelmente está no sítio ativo da esterase?

c) Como poderia ser identificado o resíduo modificado?

d) Qual é o provável papel deste resíduo no mecanismo da catálise?

3. (Resolver numericamente; não graficamente). Os dados da tabela abaixo foram obtidos para uma reação enzimática (volume final 10 ml), usando-se o seguinte procedimento:

A fim de se estudar a dependência da velocidade de uma reação enzimática pela concentração de substrato, uma quantidade constante de enzima foi adicionada a uma série de tubos contendo diferentes concentrações de substrato. As velocidades iniciais da reação foram determinadas medindo-se o número de moles (ou mmoles) de substrato consumido (ou produto formado) por minuto. A tabela a seguir mostra as velocidades iniciais fornecidas pelas respectivas concentrações de substrato:

[S] (moles/litro)
v (mmoles/min)
5,0 x 10-2
0,25
5,0 x 10-3
0,25
5,0 x 10-4
0,25
5,0 x 10-5
0,20
5,0 x 10-6
0,71
5,0 x 10-7
0,096

Pergunta-se:

(a) Qual é a Vmax para esta concentração de enzima?

(b) Qual é o KM desta enzima?

(c) Verifique se esta reação segue uma cinética simples de  Michaelis-Menten.

(d) Quais serão as velocidades iniciais para:

[S] = 1,0 x 10-6 Me [S] = 1,0 x 10-1 M?

(e) Calcule a quantidade total de produto formado durante os primeiros cinco minutos quando a [S] = 2,0 x 10-3 M. É possível fazer o mesmo cálculo para uma

[S]=2,0x10-6 M?

(f) Suponha que a concentração de enzima em cada tubo foi aumentada por um fator de 4. Quais são os valores de KM e Vmax? Neste caso, qual é o valor de v para 

[S] = 5,0x10-6 M?

4. A penicilinase, uma enzima presente em algumas bactérias resistentes, hidrolisa penicilina tornando-a inativa. O P.M. desta enzima em Staphylococcus aureus é 29.600. Mediu-se em função da concentração de penicilina, a quantidade deste antibiótico que foi hidrolisada em 1 minem 10 ml de uma solução que continha 10-9 g de penicilinase purificada. Considere que a concentração de penicilina não se altera apreciavelmente durante o ensaio:

Penicilina

(moles/litro)

Quantidade hidrolisada

(moles)

0,1 x 10-5
0,11 x 10-9
0,3 x 10-5
0,25 x 10-9
0,5 x 10-5
0,34 x 10-9
1,0 x 10-5
0,45 x 10-9
3,0 x 10-5
0,58 x 10-9
5,0 x 10-5
0,61 x 10-9
(a) Projete 1/v versus 1/[S] para estes dados. Há indicação de que a penicilinase segue uma cinética de Michaelis-Menten? Em caso afirmativo, qual é o valor de KM?

(b) Qual é o valor de Vmax?

(c) Qual é o valor do número de transformação (turnover)da penicilinase nestas condições experimentais? (Considere um centro ativo por molécula de enzima)

5. Faça o gráfico da velocidade de uma reação enzimática em função do pH, admitindo-se que a enzima seja estável de pH 3 a 12, o substrato não contém grupos ionizáveis e a catálise depende da presença no centro ativo de: (a) uma carboxila (pKa = 5) desprotonada, (b) um grupo amina (pKa = 9) protonado, e (c) uma carboxila (pKa = 5) desprotonada e um grupo amina (pKa = 9) protonado.

6. Exercicios 4,5, 6, 7 paginas 221 e 222 do Marzzoco e Torres, Bioquímica Básica

7. Foram efetuadas medidas cinéticas para uma enzima na ausência e na presença de inibidor ([I] = 2 x 10-3 M, fixa). As velocidades iniciais correspondentes às várias concentrações de substrato estão indicadas na tabela abaixo:

[S] M 
Velocidade (mmol/min)
sem inibidor
com inibidor
0,3 x 10-5
10,4
4,1
0,5 x 10-5
14,5
6,4
1,0 x 10-5
22,5
11,3
3,0 x 10-5
33,8
22,6
9,0 x 10-5
40,5
33,8
Pergunta-se:
(a) Quais são os valores de Vmax e KM na ausência de inibidor? E na sua presença?

(b) Qual é o tipo de inibição?

(b)Qual é o valor da constante de dissociação do complexo enzima-inibidor? Compare com o valor de KM.

8. Foram efetuadas medidas cinéticas paraaenzimadiscutida noexercícioanteriornapresençade um inibidordiferente([I] = 10-4 M, fixa):

[S] M 
Velocidade (u mol/min)
sem inibidor
com inibidor
0,3 x 10-5
10,4
2,1
0,5 x 10-5
14,5
2,9
1,0 x 10-5
22,5
4,5
3,0 x 10-5
33,8
6,8
9,0 x 10-5
40,5
8,1
Pergunta-se:

(a) Quais são os valores de Vmaxe KM na presença deste inibidor?

(b) Qual é o tipo de inibição?

(c) Qual é o valor da constante de dissociação do complexo enzima-inibidor?

9. Qual a diferença básica entre inibidor competivo e não competitivo. Como podemos distinguir o tipo de inibição em um ensaio enzimático?

10. Exercícios 8, 9,11 e 12 do Marzzoco e Torres, Bioquímica Básica

HEMOGLOBINA

1. a) Distinguir entre alosteria e cooperatividade. 

b) Descrever a cooperatividade de ligação de oxigênio a hemoglobina. 

c) Oxigênio liga-se a mioglobina com cooperatividade? Explique. 

d)Quais são os efetuadores alostericos com relevância fisiológica para a ligação de oxigênio a hemoglobina. 

2. Lehninger, Principles of Biochemistry, Capítulo 8, Problema 9. Comparação entre as hemoglobinas da mãe e do feto. Estudo do transporte de oxigênio em mulheres grávidas mostraram que as curvas de saturação pelo oxigênio do sangue materno e fetal são marcadamente diferentes quando medidas nas mesmas condições. Esta observação provém do fato de os eritrócitos fetais possuirem uma variante natural da hemoglobina A (a hemoglobina F, a2g2), enquanto que os eritrócitos maternos contém a hemoglobina A (a2b2), normal em adultos.

a) Qual das hemoglobinas apresenta maior afinidade pelo oxigênio nas condições fisiológicas? Explique.

b) Qual é o significado fisiológico das diferenças de afinidade? Explique.

Removendo-se cuidadosamente todo DPG de amostras de hemoglobina A e F, verifica-se que as curvas de saturação pelo oxigênio (e consequentemente as afinidades) são deslocadas, no gráfico, para o lado esquerdo. Nesta situação, hemoglobina A passa a ter maior afinidade pelo oxigênio. Recolocando-se DPG, as curvas de saturação voltam ao normal, como mostrado no gráfico acima.Pergunta-se:

c) Qual é o efeito de DPG na afinidade da hemoglobina pelo oxigênio? 

d) Como as informações acima (relativas ao item c) podem explicar a razão das diferentes afinidades apresentadas pela hemoglobina fetal e materna?

LIPÍDEOS e MEMBRANAS

1. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 12, Problema 1. Ponto de fusão dos ácidos graxos. Os pontos de fusão de uma série de ácidos graxos de 18 átomos de carbono são: ácido esteárico (69,9oC), ácido oléico (13,4oC), ácido linoléico(-5oC) e ácido linolénico (-11oC). Que aspecto estrutural destes ácidos graxos de 18 carbonos pode ser correlacionado com o ponto de fusão? Forneça uma explicação molecular para esta tendência do ponto de fusão.

2. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 12, Problema 13. Fluidez e função da membrana. Uma hipótese central na pesquisa de membranas é que os lipídeos da membrana devem ser fluídos (em oposição a "congelados") a fim de que a membrana possa desempenhar suas funções. O apoio para esta hipótese é fornecido pela observação de que a composição de ácido graxo das membranas pode ser alterada pelas condições nas quais a bactéria cresce. Por exemplo, se a bactéria está crescendo em temperatura menor que a normal, as quantidades observadas de ácidos graxos insaturados (relativas ao conteúdo de ácido graxo saturado) estão acima do normal.

Contrariamente, se a bactéria está crescendo em temperatura acima da normal, as quantidades observadas de ácidos graxos insaturados nos lipídeos da membrana (relativas aos ácidos graxos saturados) estão abaixo do normal.

(a) Sugira razões para o fato de que o conteúdo lipídico na membrana bacteriana deve ser fluido para que a membrana intacta opere apropriadamente.

(b) Explique como a alteração observada nos níveis dos ácidos graxos insaturados relativa aos níveis dos ácidos graxos saturados, em diferentes temperaturas de crescimento, apóia a hipótese da fluidez da membrana.

3. Stryer, Biochemistry, 2a. ed., Capítulo 10, Problema 1 Quantas moléculas de fosfolipídeo existem em 1mm2 da região da membrana em bicamada de fosfolipídeo? Considere que a molécula de fosfolipídeo ocupa 70 Å2 de área.

4. Rawn, Biochemistry, Capitulo 9, Problema 3. Qual é a força ("driving force")que dirige a formação de bicamadas fosfolipídicas?

5. Lehninger, Principles of Biochemistry, Capítulo 4, Problema 9. O pH e a absorção de drogas. A droga aspirina, intensamente receitada, é um ácido fraco com um pKa de 3,5. A aspirina é absorvida para o sangue através das células de revestimento do estômago e do intestino delgado. Para uma substância ser absorvida ela deve atravessar facilmente a membrana celular. A passagem através da membrana celular é determinada pela polaridade da molécula: moléculas iônicas (carregadas) e moléculas altamente polares passam lentamente, enquanto aquelas neutras e hidrofóbicas passam rapidamente. Como o pH do suco gástrico é cerca de 1 e o pH no intestino delgado, cerca de 6, pergunta-se:

a) Escreva por fórmulas estruturais a ionização reversível da aspirina.

b) Onde a aspirina é mais absorvida para a corrente sanguínea, no estômago ou no intestino delgado? Justifique claramente a sua escolha. 

6. Rawn, Biochemistry, Capítulo 9, Problema 2. Forneça uma explicação termodinâmica para o fato de que moléculas de fosfolipídeo difundem rapidamente no plano da bicamada, mas muito lentamente mudam de uma face à oposta.

7. Stryer, Biochemistry, 3a. ed., Capítulo 12, Problema 5.R.D. Kornberg e H.M. McConnell (1971) pesquisaram a difusão transversa (flip-flop) de fosfolipídeos em uma membrana em bicamada usando um análogo paramagnético da fosfatidilcolina chamado fosfatidilcolina marcada com marcador de spin. (Procure a fórmula estrutural deste marcador de spin no Stryer).

O grupo nitróxido (NO) em uma fosfatidilcolina marcada com marcador de spin fornece um espectro de ressonância eletrônica paramagnética característico. Este espectro desaparece quando nitróxidos são transformados em hidroxilaminas por agentes redutores, tal como o ascorbato.

Vesículas de lipídeos contendo fosfatidilcolina (95%) e o análogo marcado (5%) foram preparadas por sonicação e purificadas por cromatografia de filtração em gel. O diâmetro externo destes lipossomos mediu cerca de 25Å. A amplitude do espectro de ressonância eletrônica paramagnética decresceu a 35% do seu valor inicial em poucos minutos após a adição de ascorbato. Não houve nenhuma mudança detectável no espectro poucos minutos após a adição de uma segunda alíquota de ascorbato. Entretanto, a amplitude do espectro residual decai exponencialmente com uma meia-vida de 6,5 h.

Como você interpreta estas mudanças na amplitude do espectro paramagnético?

8. Campbell, Biochemistry, 2a ed. Capítulo 15, Problema 15. Por que, ao invés de na forma livre, o colesterol é transportado na corrente sanguínea na forma empacotada? (Ler no Campbell, 2a ed. no Capítulo 8, o tópico "Receptores de Membrana" e, no Capítulo 15, o tópico "O Papel do Colesterol em Doenças do Coração". Ler no Stryer, 3a ed. no Capítulo 23, os tópicos "Colesterol e outros Lipídeos são transportados a Alvos Específicos por Lipoproteínas", "O Receptor da Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL) desempenha um papel importante no controle do Metabolismo do Colesterol", "O Receptor da LDL é uma Proteína Transmembrânica com cinco domínios funcionalmente diferentes" e "A ausência do Receptor de LDL leva a Hipercolesterolemia e a Aterosclerose").

9. Campbell, Biochemistry, 3a ed. Capítulo 8, Problema 22. Que tipo de resíduos de aminoácidos é mais provável se encontrar no sítio de ligação do receptor da LDL? Dê uma razão para sua resposta.

CARBOIDRATOS

1. Stryer, Biochemistry, 3a ed., Capítulo 14, Problema 1. Indique se cada um dos seguintes pares consiste de anômeros, epímeros ou par aldose-cetose:

a) D-gliceraldeido e dihidroxiacetona

b) D-glicose e D-manose

c) D-glicose e D-frutose

d) a-D-glicose e b-D-glicose

e) D-ribose e D-ribulose

f) D-galactose e D-glicose

2. Lehninger, Principles of Biochemistry, Capítulo 11, Problema 1. Interconversão das formas de D-galactose.

Uma solução recém-preparada da forma a de D-galactose (1g/ml em um tubo polarimétrico de 1 dm) mostra uma rotação óptica de + 150,7o.Quando deixada em repouso por um longo período de tempo a rotação decresce gradualmente até atingir um valor de equilíbrio igual a + 80,2o. Em contraste, uma solução recém-preparada (1g/ml) da forma b mostra rotação ótica de apenas +52,8o . Quando esta solução é deixada em repouso por várias horas a rotação aumenta até o valor de equilíbrio igual a +80,2o , valor idêntico àquele observado para a a-D-galactose.

a) Escreva as fórmulas de projeção de Haworth das formas ab da D-galactose. Qual característica distingue as duas formas?

b) Por que a rotação de uma solução recém-preparada da forma a decresce gradualmente com o tempo? Explique por que soluções das formas ab (de concentrações iguais) atingem o mesmo valor de rotação óptica no equilíbrio?

c) Calcule a composição percentual das duas formas de galactose no equilíbrio.

3. Van Eikeren, Guide to Lehninger’s Principles of Biochemistry, Capítulo 11, Structure and Properties of Monosaccharides, Study Questions and Problems, Problema 7Frutose, o principal açúcar do mel, é comumente usada como adoçante de alimento. Este açúcar na formab-D-piranoseéprovavelmenteasubstânciamais doceconhecida.Aformab-D-furanose é muito menos doce.

a) Quais são as estruturas da b-D-frutopiranose e b-D-frutofuranose?

b) A doçura do mel diminui ao deixá-lo em repouso e ao mesmo tempo aumentando a temperatura. Explique.

4. Van Eikeren, Guide to Lehninger’s Principles of Biochemistry, Capítulo 11, Covalently Bonded Monosaccharides: Disaccharides and Polysaccharides, Study Questions and Problems, Problema 1Conhecendo-se as fórmulas de projeção de Haworth da maltose, lactose e sacarose, identifique em cada uma delas a ligação glicosídica. Quais são os produtos quando cada dissacarídeo é hidrolisado em presença de ácido? Escreva as estruturas dos monossacarídeos.

5. Van Eikeren, Guide to Lehninger’s Principles of Biochemistry, Capítulo 11, Covalently Bonded Monosaccharides: Disaccharides and Polysaccharides, Study Questions and Problems, Problema 2Uma amostra de dissacarídeo corresponde ou a lactose ou a sacarose. A amostra fornece resultado negativo no teste para se verificar se o dissacarídeo é redutor. Entretanto, o mesmo teste dá resultado positivo se a amostra é antes tratada com ácido diluído e aquecida. A amostra desconhecida corresponde a lactose ou a sacarose? Explique.

6. Lehninger, Principles of Biochemistry, Capítulo 11, Problema 7. Comparação entre celulose e glicogênio. A Celulose, praticamente pura obtida das fibras que envolvem as sementes do algodão, é resistente, fibrosa e completamente insolúvel em água. Diferentemente, o glucogênio extraído de fígado ou músculo dispersa-se facilmente em água quente formando uma solução turva. Embora eles tenham propriedades físicas marcadamente diferentes, as duas substâncias são compostas por moléculas de D-glicose polimerizadas através de ligações 1 ® 4 e têm pesos moleculares comparáveis.

Quais características estruturais são responsáveis por estas propriedades tão diferentes dos dois polissacarídeos?

Quais as vantagens biológicas de suas respectivas propriedades físicas?

7. Van Eikeren, Guide to Lehninger’s Principles of Biochemistry, Capítulo 11, Self-Test, Problema 13.A porção de natureza sacarídica de algumas glicoproteínas pode servir como sítio de reconhecimento celular. Para desempenhar esta função, os oligossacarídeos ou glicoproteínas devem ter a capacidade de formar um grande número de diferentes estruturas. Qual dos dois pode produzir uma maior variedade de estruturas: oligopeptídeos compostos de cinco resíduos de diferentes aminoácidos ou oligossacarídeos compostos de cinco resíduos de diferentes monossacarídeos? Explique.

8. Stryer, Biochemistry, 3a ed. Capítulo 14, Problema 7. Supõe-se que uma unidade trissacarídica de uma glicoproteína de uma superfície celular desempenha um papel crítico em promover a adesão célula-célula em um determinado tecido. Planeje um experimento simples para testar esta idéia.

TERMODINÂMICA APLICADA ÀS REAÇÕES BIOQUÍMICAS

1. Wood et al., Biochemistry: A Problems Approach,2a ed., Capítulo 9, Problema 9-4DGo’ para a hidrólise do ATP a ADP + Pi é-7,3 kcal/mol.

a) Calcule a constante de equilíbrio para esta reação. No equilíbrio há mais ADP que ATP ou o inverso?.

b) Na célula esta reação está no equilíbrio?

2. Wood et al., Biochemistry: A Problems Approach, 2a ed., Capítulo 9, Problema 9-5.No interior da célula é, em geral, o DG' para a hidrólise do ATP mais negativo ou menos negativo que o DGo’? Por quê?

3. Stryer, Biochemistry, 3a ed., Capítulo 13, Problema 5. A formação de Acetil CoA a partir de Acetato é um processo dependente de ATP:

Acetato + ATP + CoAAcetil CoA + AMP + PPi

a) Calcular oDGo’ da reação acima, sabendo-se que os DGo’ de hidrólise do Acetil CoA a Acetato é -7,5 kcal/mol e do ATP a AMP e PPi é -7,3 kcal/mol.

b) Sabendo que nas células o PPi formado é rapidamente hidrolisado a 2Pi por uma pirofosfatase inorgânica (DGo'= -8 kcal/mol), discuta o efeito da hidrólise do PPi na formação de Acetil CoA a partir de Acetato.

4. Stryer, Biochemistry, 3a ed., Capítulo 13, Problema 4. Dados os DGo’ de hidrólise de glicose-6-fosfato e glicose-1-fosfato, respectivamente -3,3 kcal/mol e -5,0 kcal/mol, calcule:

a) O DGo’ da isomerização de glicose-6-fosfato a glicose-1-fosfato.

b) Noequilíbrio,qualéarazãoentreasconcentraçõesde glicose-6-fosfato e de glicose-1-fosfato?

c) Em que condições celulares a isomerização referida no item (a) poderia produzir continuamente e em alta velocidade a glicose-1-fosfato?

5. Stryer, Biochemsitry, 3a ed., Capítulo 13, Problema 1. Discuta em que sentido ocorrem as reações abaixo, quando os reagentes estão presentes inicialmente em quantidades equimolares

a) ATP + creatina¨creatinafosfato + ADP

b) ATP + glicerol¨glicerol-3-fosfato + ADP

c) ATP + piruvato¨fosfoenolpiruvato + ADP

d) ATP + glicose¨glicose-6-fosfato + ADP

DGo’ de hidrólise

creatinafosfato-10,3 kcal/mol

glicerol-3-fosfato- 2,2 kcal/mol

fosfoenolpiruvato-14,8 kcal/mol

glicose-6-fosfato- 3,3 kcal/mol

ATP a ADP- 7,3 kcal/mol

6. Van Eikeren, Guide to Lehninger's Principles of Biochemistry, Capítulo 14, Self-Test, Problema 1Considere um ecossistema que consiste de um ovo e uma chocadeira. A clara e a gema do ovo contêm proteínas, carboidratos e lipídeos. Se fertilizado, o ovo transforma-se de uma simples célula em um organismo complexo. Discuta este processo irreversível em termos de variações de entropia que se verificam no sistema, vizinhanças e universo. Esteja certo de que, antes de mais nada, você tenha definido claramente o sistema e as vizinhanças.

COMPOSTOS RICOS EM ENERGIA

São compostos cuja hidrólise é acompanhada de uma grande queda de energia livre. Estão incluídos nesta classificação os compostos cujos DGo’ de hidrólise são, no mínimo, da ordem de -6.500 cal/mol. Seguem-se exemplos de reações de hidrólise, com os respectivos DGo’.

ATP = Adenosina 5'-trifosfato

ALGUNS TIPOS DE ENZIMAS

Quinases: São enzimas que catalisam a transferência de um grupo fosfato de um composto de alta energia (em geral do ATP) para um receptor.

Isomerases: São enzimas que catalisam reações de isomerização.

Mutases: São isomerases que catalisam a transferência de grupos fosfatos de baixa energia de uma posição para a outra, dentro da mesma molécula.

Desidrogenases: São enzimas que catalisam reações de óxido-redução, por transferência de hidrogênio do substrato para uma coenzima, geralmente NAD+ ou FAD. Essas reações, na maioria dos casos são reversíveis.

Aldolases: São enzimas que cindem açúcares fosforilados, dando origem a diidroxiacetona-fosfato e a outro açúcar, com 3 átomos de carbono a menos que o substrato original.

Fosfatases: São enzimas que catalisam reações de hidrólise de ésteres de fosfato.



INTRODUÇÃO AO METABOLISMO

1. Considerar o mapa metabólico simplificado apresentado em Mapa II:

(a) Quais são os passos irreversíveis que aparecem no mapa?

(b) Qual é o primeiro composto comum que aparece na degradação de proteínas, lipídeos e carboidratos?

(c) Animais de laboratório foram submetidos a dietas compostas exclusivamente de carboidratos, ou lipídeos, ou proteínas. Analisar em que caso haveria sobrevivência, verificando se é possível sintetizar:

ácido graxo a partir de glicose 

proteína a partir de glicose

glicose a partir de ácido graxo

proteína a partir de ácido graxo

glicose a partir de proteína

ácido graxo a partir de proteína

Em cada caso afirmativo, indicar a via utilizada

 

 

2. Que compostos um indivíduo deve obrigatoriamente receber na dieta? Utilizar apenas as informações do mapa metabólico simplificado (Mapa II).

3. Glicose é utilizada como fonte de energia para a célula, ou organismo com a finalidade de produzir ATP. O excesso de glicose pode ser convertido em gordura. O esquema simplificado abaixo mostra estas duas possibilidades:

Discuta: 

a) Neste esquema, quais são as possíveis reações catalisadas por enzimas alostéricas?

b) Como funciona o esquema acima quando há disponibilidade de muita glicose?

c) O substrato B pode dar origem a dois produtos diferentes. Faça os gráficos de velocidade em função da concentração de B para cada uma das enzimas.

d) Quando houver pouca disponibilidade de B qual seu caminho preferencial? Por quê?

4. Lehninger, Principles of Biochemistry, Capítulo 13, Problema 5. Comparação entre via catabólica e via anabólica. A interconversão de glicose e frutose-1,6-difosfato, uma série muito importante de etapas no metabolismo de carboidratos, é mostrada abaixo. A quebra da glicose constitui a via catabólica, enquanto a biossíntese de glicose a partir de frutose-1,6-difosfato corresponde a via anabólica. Ambas as vias usam as mesmas hexoses monofosfato intermediárias. Embora estas vias tenham semelhanças, elas apresentam diferenças básicas. A finalidade deste exercício é reconhecê-las.

a) Esquematize a reação balanceada para cada passo na via catabólica. Escreva a equação líquida que resulta quando soma-se os passos individuais.

b) Repita o item (a) para a via anabólica.

c) Baseado nas equações líquidas, quais são as diferenças que podem ser notadas entre as vias catabólica e anabólica? As duas vias são simplesmente o reverso uma da outra?

d) O que assegura o sentido das reações individuais no catabolismo da glicose? Ou seja, o que impede que no catabolismo da glicose passe a ocorrer por vias reversas?

e) Nas vias catabólica e anabólica, a interconversão de glicose e glicose-6-fosfato poderia ser catalisada pela mesma enzima? Explique. A interconversão de glicose-6-fosfato e frutose-6-fosfato nas vias catabólica e anabólica poderia ser catalisada pela mesma enzima? Explique 

GLICÓLISE

1. Stryer, Biochemistry, 3a ed., Capítulo 15, Problema 3. Escreva a equação balanceada para a conversão da Glicose a Lactato.

a) Calcule a variação de energia livre padrão desta reação usando os dados apresentados na tabela 15-2 do capítulo 15 do Stryer (3a ed.) e levando em conta que o DGo' para a reação Piruvato + NADH + H+®Lactato + NAD+, é igual a -6 kcal/mol

b) Qual é a variação de energia livre (DG', não DGo’) para esta reação quando as concentrações de reagentes e produtos são:

Glicose
5 mM
ADP 
0,2 mM 
Lactato
0,5 mM
Pi 
1 mM 
ATP
2 mM
2. Stryer, Biochemistry, 3a ed., Capítulo 15, Problema 2. Glicose marcada com 14C em C-1 é incubada com as enzimas da glicólise e os cofatores necessários. Qual é a distribuição de 14C no Piruvato que é formado? (Considerar que a interconversão entre Gliceraldeído 3-fosfato e Dihidroxiacetona fosfato é muito rápida comparada com o passo subsequente).

3. Discutir a regulação da via glicolítica em função da relação ATP/ADP.

 
4. Em relação à via glicolítica:

a) Verificar os compostos que apresentam ligações do tipo: fosfoenol, anidrido fosfórico e éster fosfórico e identificar aqueles que são compostos ricos em energia

b) Indicar as reações de oxidorredução

c) Dizercomo é regulada a via glicolítica e citar as enzimas e seus moduladores

d) Mostrar os passos irreversíveis que fazem parte do mapa 

e) Determinar quantas moléculas de Ácido Pirúvico se formam a partir de uma molécula de hexose

5. Rawn, Biochemistry, Capítulo, 12, Problema 14. Uma pessoa incapaz de executar exercícios físicos intensos e prolongados teve suas enzimas analisadas. Todas as enzimas da via glicolítica estavam em concentração normal, com excessão da fosfoglicerato mutase muscular.

a) Como será afetada a produção de energia metabólica em uma célula que apresenta baixos níveis desta enzima?

b) Como será afetada a produção de Lactato na ausência desta enzima? [Referência: Di Mauro, S.; Miranda, A.F.; Kahn, S.e Gitlin, K. - Human muscle phosphoglycerate mutase deficiency Science 1981,212, 1277-1279.

b-OXIDAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS

1. Carnitina é amplamente distribuída nos tecidos, mas atinge concentração elevada no músculo. O que sugere este dado?

2. Cite os compostos que devem ser fornecidos para a manutenção da espiral de Lynen.

3. Compare a oxidação de 3 Glicose ® Acetil-CoA, com a oxidação de Ácido Láurico (12C) a Acetil-CoA, quanto a: 

a) Número de moléculas de Acetil-CoA formadas,

b) Liberação de CO2,

c) Gasto em ATP,

d) Saldo de ATP e

e) Número de moléculas de NADH ou FADH2 formadas

f) Coenzimas e vitaminas envolvidas

g) Localização celular

4. Indique o caminho percorrido pelos carbonos do Glicerol na sua transformação a Acetil CoA.

CICLO DE KREBS

1. Quando uma preparação de mitocôndrias (convenientemente tratada) é incubada com Acetil-CoA, verifica-se que para cada mol de Acetil-CoA adicionado formam-se dois moles de CO2 e que a velocidade de formação de CO2 (ml de CO2/min) tem um valor A qualquer.

a) Quando se adiciona Acetil-CoA + Succinato, observa-se que a velocidade da produção de CO2 aumenta e o aumento de CO2 produzido excede a quantidade de Succinato adicionado, ou seja, o efeito do Succinato é catalítico.

Discuta as observações acima.

b) O que aconteceria se a incubação fosse feita na presença de Acetil-CoA + Succinato + Malonato?

2. Como os intermediários do ciclo de Krebs poderiam ser repostos se houvesse intensa síntese de Ácido Aspártico e Glutâmico às custas dos intermediários do ciclo de Krebs?

3. A carboxilase pirúvica é estimulada alostericamente por Acetil-CoA. Discuta a importância deste fato para o metabolismo energético.

4. Mostre como o ciclo de Krebs e a glicólise podem ser reguladas pela isocitrato desidrogenase.

5. Por que um esquimó com dieta deficiente em carboidratos estaria nutricionalmente melhor comendo alimentos com lipídeos contendo ácidos graxos com número ímpar de átomos de carbono ao invés de número par?

6. Use o Mapa II para responder às questões seguintes.

a. Que composto é oxidado no ciclo de Krebs?

b. Simultaneamente deve haver redução de alguma substância?Que tipo de composto deve sofrer redução?

c. Dispondo das enzimas necessárias, a adição de que compostos fará aumentar a concentração de oxaloacetato em um sistema “in vitro” que contém mitocôndrias: acetil-CoA, piruvato, glutamato, citrato ou ácidos graxos?

d. Uma suspensão de mitocôndrias, suplementada com acetil-CoA marcada com C14, produz CO2 marcado apenas quando suprida de oxigênio. Em condições anaeróbias, a adição de azul de metileno restaura a produção de CO2 marcado, observando-se também a descoloração do corante (azul de metileno reduzido é incolor). Explique estes dados.

CADEIA RESPIRATÓRIA

1. A relação entre energia livre de uma reação e o potencial redox é:

DGo’ = -nFDE0onde n é o número de elétrons transferidos

F é a constante de Faraday (F = 23.60 cal V-1)

DEo' é o, diferença de potencial padrão da dupla redox.

Utilizar esta relação para calcular os pontos da cadeia respiratória onde a energia "liberada" na reação de transferência de elétrons poderia ser usada para a síntese de um composto rico em energia, aproximadamente +7300 cal/mol.

2. A uma solução 1 M de NAD+, NADH, Piruvato e Lactato, adicionou-se lactato desidrogenase:

Lactato + NAD+«Piruvato + NADH + H+

Eo' (NAD+/NADH) = -0,32 V

Eo' (Piruvato/Lactato) = -0,19 V

a) Em que sentido a reação ocorrerá?

b) À medida que a reação ocorre, como variam esses potenciais redox?

c) Quando a reação atingirá o equilíbrio? Qual o valor do, diferença de potencial redox (DE) nessa situação?

3. Citar as consequências dos seguintes fatores no funcionamento da cadeia respiratória e da fosforilação oxidativa:

a) Presença de KCN ou CO

b) Carência de Pi

c) Carência de ADP

d) Presença de DNP (dinitrofenol)

e) Carência de Pi e/ou ADP em presença de DNP

f) Presença de oligomicina

g) Presença de oligomicina + DNP

4. Uma droga X inibe o consumo de O2 e a síntese de ATP em uma suspensão de mitocôndrias. Que tipo de droga deveria ser adicionada para se determinar o modo de ação da droga X?

5. Calcular o número de moléculas de ATP formadas na oxidação total de:

I.glicose (uma molécula)

II. ácido palmítico (16C) (uma molécula)

a) Qual seria o destino da energia não armazenada sob a forma de ATP?

b) Qual seria o resultado na presença de dinitrofenol?

6. Discutir o funcionamento do ciclo de Krebs, b-oxidação e via glicolítica em uma suspensão de células hepáticas na presença dos seguintes compostos: antimicina, oligomicina, dinitrofenol, antimicina + dinitrofenol e oligomicina + dinitrofenol. Justificar.

7. A membrana externa da mitocôndria é permeável à maioria dos solutos de baixo peso molecular. A membrana interna, entretanto, possui seletividade, sendo impermeável por exemplo a coenzimas, nucleotídeos, etc. De posse dessas informações responder as seguintes indagações:

a) Como os acil-CoA produzidos após ativação dos ácidos graxos podem ser degradados na b-oxidação?

b) Como o NADH produzido na via glicolítica pode ser reoxidado na cadeia respiratória?

c) Como o ATP produzido na cadeia respiratória pode ser utilizado nas biossínteses que ocorrem no citoplasma?

8. Um microorganismo aeróbico facultativo é cultivado em meio líquido glicosado com aeração e sem aeração. Em qual das duas culturas o consumo de glicose pelas células é maior? Justificar a resposta em termos de regulação metabólica.

9. Aceita-sequea oxidação deNADH ao nívelde cadeiarespiratóriaproduz, em média, 3 ATP. É conhecido que existem "sítios" de produção de ATP (quais?). Discutir a relação estequiométrica e a existência de "sítios" à luz da teoria do acoplamento quimiosmótico.

VIA DAS PENTOSES

1. Para efeito de melhor compreensão, pode-se considerar que a via das pentoses constitui-se de um ramo oxidativo (transformação irreversível de glicose-6-fosfato a pentoses) e de um ramo não oxidativo (transformação reversível de pentoses a frutose-6-fosfato e gliceraldeído-3-fosfato). Partindo-se de glicose-6-fosfato e considerando-se estes dois ramos, pede-se indicar como podem ser obtidos os seguintes intermediários quando uma determinada célula deles necessite em grandes quantidades:

a) ribose-5-fosfato 

b) ribose-5-fosfato e NADPH

c) NADPH

2. Experimentos com glicose-6-fosfato marcada com isótopo radioativo (14C) no C1 ou no C6 indicam quanto do substrato inicial é metabolizado pela via das pentoses e quanto é metabolizado pela ação combinada da glicólise e ciclo de Krebs. Uma alíquota do homogenato do tecido em estudo é incubada com glicose-6-fosfato com 14C no C1 e outra, com o mesmo substrato com 14C no C6. Que resultado deve ser esperado, em termos de produção de 14CO2 em função do tempo, se o homogenato metaboliza glicose-6-fosfato:

a) Somente pela ação combinada da glicólise e ciclo de Krebs,

b) Somente pela via das pentoses, e

c) Pelas duas vias simultaneamente

3. Discutir as condições em que deverá haver predomínio de uma das vias (glicólise ou via das pentoses) no metabolismo da glicose. Citar os tecidos onde a via das pentoses é mais ativa.

4. Esquematizar o catabolismo da glicose na hemácia enfatizando:

a) O destino do lactato

b) A função do NADPH

A hemácia é uma célula que metaboliza aeroticamente glicose? Ela utiliza o    oxigênio transportado pela hemoglobina?

5. Ler o Stryer, no cap. referente a Via das Pentoses, o tópico: "A deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase causa anemia hemolítica induzida por droga".

BIOSSÍNTESE DE ÁCIDOS GRAXOS

1. Escrever a equação de síntese de ácido palmítico (16C) a partir de Acetil-CoA.

2. Comparar a b-oxidação com a biossíntese de ácidos graxos no complexo multienzimático quanto a:

a) Localização celular

b) Coenzimas envolvidas e suas vitaminas

c) Carregador de grupo acila

d) Forma em que as unidades de carbono são removidas ou adicionadas

3. Comparar a degradação de ácido palmítico até acetil-CoA com sua síntese a partir de acetil-CoA quanto a necessidade de: 

a) ATP

b) Coenzimas

4. Discutir a regulação da síntese de ácidos graxos em função da relação ATP/ADP.

5. A síntese de triglicerídeos requer glicerol-3-fosfato, mas o tecido adiposo não possui a enzima glicerol quinase. Como os adipócitos obtém esse composto essencial para a estocagem de ácidos graxos ?

6. Verificar em quais das seguintes situações haverá estímulo da formação de corpos cetônicos:

a) Dieta rica em carboidratos e normal em lipídeos,

b) Jejum,

c) Dieta rica em lipídeos e normal em carboidratos e

d) Diabetes.

7. Em caso de jejum prolongado o cérebro passa a oxidar também corpos cetônicos, além de glicose, como fonte de energia. Citar as enzimas que o cérebro deve sintetizar nessa adaptação metabólica.

8. Citar as vias de produção e de utilização de acetil-CoA pela célula.

9. Explicar com base na regulação de enzimas alostéricas o fato de uma dieta rica em carboidratos promover o acúmulo de lipídeos.

GLICONEOGÊNESE

1. O hepatócito pode reverter a transformação de glicose em piruvato apesar de haver três reações irreversíveis na glicólise. Em cada uma dessas etapas, comparar as reações no sentido glicose®piruvato e piruvato ® glicose, quanto às enzimas, reagentes, produtos e coenzimas.

2. Lactato produzido pelo músculo e pelas hemácias pode ser utilizado pelo fígado para convertê-lo novamente em glicose. Calcular o número de moléculas de ATP, por molécula de glicose, necessário a essa conversão.

3. Lehninger, Princípios de Bioquímica. Capítulo, 20, Problema 4. Quais são os efeitos de concentração crescente de ATP e AMP nas atividades catalíticas de frutose difosfatase e fosfofrutoquinase? Quais são as consequências destes efeitos do ATP e AMP no fluxo relativo dos metabolitos através da neoglicogênese e da glicólise?

4. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 20, Problema 5. Um procedimento comum para determinação da efetividade de compostos como precursores da glicose é colocar um animal em jejum até que os estoques de glicogênio do fígado sejam depletados e então administrar o substrato em questão. Um substrato que leva a um aumento líquido no glicogênio hepático é chamado de glicogênico pois ele deve primeiro ser convertido em glicose-6-fosfato. Mostre por meio de reações enzimáticas conhecidas quais das seguintes substâncias são glicogênicas:

a)succinato,

b) glicerol,

c) acetil CoA,

d) piruvatoe

e) butirato.

Escreva as fórmulas estruturais das substâncias relacionadas de (a) a (e).

5. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 20, Problema 6. As concentrações de lactato no plasma sanguíneo, antes, durante e depois de uma corrida de 400 metros serão mostradas no gráfico (ver no livro) concentração de lactatosanguíneo versus tempo, a ser fornecido durante a aula.

a) O que provoca a rápida elevação na concentração do lactato?

b) Oqueprovocao declínio do nível dolactatodepoisdo término dacorrida? Por que o declínio ocorre mais lentamente de que a elevação?

c) Por que a concentração do lactato não é zero durante o estado de repouso?

SÍNTESE E DEGRADAÇÃO DO GLICOGÊNIO

1.  Esquematizar simplificadamente a estrutura da molécula do glicogênio indicando os terminais não redutores, redutor e pontos de ramificação e mostrar as ações das seguintes enzimas envolvidas na degradação do polissacarídeo a glicose-6-fosfato:

a) fosforilase,

b) transferase (enzima de desramificação),

c) a-1,6-glicosidase,

d) fosfoglicomutase

2. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 20, Problema 9. Escrever a sequência e a reação global requeridas para calcular o custo em número de moléculas de ATP necessárias para a conversão de glicose-6-fosfato citoplasmática em glicogênio e deste de volta a glicose-6-fosfato. Que fração do número máximo de moléculas de ATP, que é disponível no catabolismo completo da glicose-6-fosfato, este custo representa?

3. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 20, Problema 10. Uma amostra de tecido de fígado foi obtida "post-mortem" do corpo de um paciente, o qual acreditava-se ser geneticamente deficiente em uma das enzimas do metabolismo de carboidratos. Um homogenato da amostra do fígado mostrou as seguintes características:

1. Degradou glicogênio a glicose-6-fosfato

2. Foi incapaz de sintetizar glicogênio a partir de qualquer açúcar mais simples, ou utilizar galactose como fonte de energia, e

3. Sintetizou glicose-6-fosfato a partir de lactato.

Qual das três enzimas seguintes é deficiente?

a) glicogênio fosforilase,

b) frutose difosfatase,

c) UDP-glicose pirofosforilase 

   Fornecer razões para sua escolha

4. Nível alto de insulina no sangue indica que o organismo está bem nutrido (período logo após a refeição). Nível baixo, por outro lado denota estado de jejum. Glucagon age de maneira oposta à de insulina. Adrenalina tem ação semelhante à do glucagon.

Relacionar estas afirmações com o papel destes hormônios na síntese e degradação do glicogênio.

5. Existem várias doenças relacionadas com alterações no metabolimo do glicogênio. Nestas doenças certas enzimas são produzidas em forma defeituosa, ou em quantidade deficientes ou mesmo não são produzidas.

Indicar, nos casos assinalados, na sequência das reações metabólicas, o passo que é afetado e o que isto implica na síntese e/ou degradação do glicogênio.

nome da doença 
enzima deficiente
Von Gierke
glicose-6-fosfatase
Cori
a-1,6-glicosidase
McArdle 
fosforilase de músculo
Andersen 
enzima ramificadora

METABOLISMO DE AMINOÁCIDOS

1. Esquematizar as reações que permitem a síntese da maioria dos aminoácidos a partir de NH3a-cetoglutarato e a-cetoácidos correspondentes. Discutir as implicações da reversibilidade das reações.

2. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 19, Problema 6. Os três átomos de carbono no lactato e alanina tem estados de oxidação idênticos, e animais podem usar qualquer um destes compostos como combustível metabólico. Comparar o rendimento líquido de ATP (moles de ATP por mol de substrato) para a oxidação completa (a CO2 e H2O) de lactato versus alanina quando o custo de excreção de nitrogênio como uréia é incluído.

3. A alanina desempenha um papel importante no transporte de amônia para o fígado, numa forma não tóxica. A amônia produzida no músculo e outros tecidos, principalmente pela degradação de aminoácidos, torna-se o a-amino grupo da alanina e destaforma é transportada do músculo (e outros tecidos) para o fígado através da corrente sanguínea. No fígado, a alanina perde o amino grupo que é eliminado como uréia. O esqueleto carbônico da alanina é convertido em glicose, que volta através da corrente sanguínea ao músculo. Esta interrelação entre músculo e fígado é chamada ciclo da alanina-glicose.

Esquematize o ciclo da alanina-glicose. Identifique as vias metabólicas envolvidas em células de músculo e fígado.

4. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 9, Problema 4. Uma criança de dois anos de idade foi levada ao hospital. Sua mãe indicou que ela vomitava frequentemente, especialmente após as refeições. O peso da criança e o seu desenvolvimento físico estavam abaixo do normal. Seus cabelos, embora escuros, continham porções de cabelos brancos. Uma amostra de urina tratada com cloreto férrico (FeCl3) apresentou cor verde característica da presença de ácido fenilpirúvico. A análise quantitativa de amostras de urina apresentou os resultados mostrados na tabela abaixo:


 
Substância
Paciente

(mmol/l)

Normal

(mmol/l)

Fenilalanina 
7,0
0,1
Fenilpiruvato
4,8
0
Fenilactato
10,3
0

a) Sugerir a enzima que possa estar deficiente. Propor um tratamento para esta condição.

b) Por que a fenilalanina aparece na urina em grandes quantidades?

c) Qual é a fonte de fenilpiruvato e do fenilactato? Por que estas vias (normalmente não funcionais) entram em ação quando a concentração de fenilalanina se eleva?

d) Por que o cabelo da paciente apresenta porções brancas?

5. Analisar as consequências, para o metabolismo geral, de uma dieta calórica normal e contendo proteínas de baixo valor biológico (proteína com baixo conteúdo em aminoácidos essenciais).

Definir balanço de nitrogênio. O que significa balanço de nitrogênio negativo, zero e positivo?

AÇÃO HORMONAL

1. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 25, Problema 3. Baseados nas suas propriedades físicas, os hormônios caem em duas categorias; aqueles que são muito solúveis em água mas relativamente insolúveis nos lipídeos, por exemplo, a adrenalina, e aqueles que são relativamente insolúveis em água mas altamente solúveis nos lipídeos, por exemplo, os hormônios esteroídicos. Na sua função de reguladores da atividade celular, a maioria dos hormônios hidrossolúveis não penetra nas células dos tecidos-alvo. Os hormônios lipossolúveis, por outro lado, penetram nas células-alvo e finalmente atuam no núcleo. Qual é a base para a correlação entre solubilidade, a localização dos receptores e o modo de ação destas duas categorias de hormônios?

2. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 25, Problema 4. Na década de 50, Earl Sutherland e seus colegas realizaram experimentos pioneiros para elucidar o mecanismo de ação da adrenalina e do glucagon. À luz da nossa atual compreensão da ação hormonal interprete cada um dos seus experimentos descritos abaixo. Identifique os componentes e indique o significado dos resultados.

a) A adição da adrenalina a um homogeneizado ou preparação de células rompidas do fígado normal resulta num aumento da atividade da glicogênio fosforilase. Entretanto, se o homogeneizado for primeiro centrifugado numa alta velocidade e a adrenalina ou o glucagon adicionados à fração sobrenadante límpida, nenhum aumento na atividade da sua fosforilase é observado.

b) Quando a fração particulada, sedimentada de um homogeneizado do fígado por centrifugação é preparada e tratada com adrenalina, uma nova substância é produzida. Esta substância foi isolada e purificada. Ao contrário da adrenalina, esta substância ativa a glicogênio fosforilase quando adicionada à fração sobrenadante do homogeneizado.

c) A substância formada pela fração particulada era estável ao calor; isto é o tratamento com calor não impedia sua capacidade de ativar a glicogênio fosforilase (Dica: seria este o caso se a substância fosse uma proteína?). A substância era idêntica a um composto obtido quando ATP puro era tratado com hidróxido de bário.

3. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 25, Problema 7. Durante uma situação de "lutar ou correr", a liberação de adrenalina promove a degradação do glicogênio no fígado, coração e músculo esquelético. O produto da degradação do glicogênio no fígado é a glicose. Ao contrário, o glicogênio do músculo esquelético é degradado pela glicólise:

a) Por que produtos diferentes são observados na degradação do glicogênio nestes dois tecidos diferentes?

b) Qual é a vantagem para o organismo durante uma condição de "lutar ou correr", de se ter estas vias específicas de degradação do glicogênio?

4. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 25, Problema 8. Certos tumores malignos do pâncreas provocam uma excessiva produção de insulina pelas células B. Tais pacientes apresentam calafrios e tremores, fraqueza e fadiga, sudorese e fome. Se esta condição se prolongar ocorre lesão cerebral. Qual é o efeito do hiperinsulinismo no metabolismo dos carboidratos, aminoácidos e lipídeos do fígado? Quais são as causas dos sintomas observados? Sugira por que esta condição, se prolongada, leva a lesão cerebral?

INTEGRAÇÃO METABÓLICA

1. Os nutrientes absorvidos no trato intestinal passam diretamente ao fígado (com exceção de uma grande parte de triacilgliceróis). Por este grande centro de distribuição, açúcares, aminoácidos e alguns lipídeos são processados e distribuídos aos outros órgãos e tecidos. Propor um mapa metabólico unificado, integrando as principais vias destes nutrientes neste órgão.

2. Ao contrário do músculo esquelético, o músculo cardíaco deve trabalhar constante e ritmicamente. O que torna possível, a nível de metabolismo e características da célula cardíaca, esta adaptação para o trabalho constante?

3. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 24, Problema 14. O glicerol-3-fosfato é um intermediário chave na biossíntese dos triacilgliceróis. As células adiposas, que são especializadas na síntese e degradação dos triacilgliceróis, não podem usar o glicerol diretamente devido à falta da gliceroquinase, que catalisa a reação:

Glicerol + ATP ® Glicerol-3-fosfato + ADP

Como o tecido adiposo obtém o glicerol-3-fosfato necessário para a síntese do triacilglicerol? Explicar.

4. Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 24, Problema 20. Pacientes com deficiência de tiamina exibem um conjunto de sinais neurológicos característicos: perda dos reflexos, estado de ansiedade e confusão mental. Sugira uma razão por que a deficiéncia de tiamina é manifestada na função cerebral.

5. A tabela (a ser fornecida na sala de aula) indica vários efeitos da deficiência de insulina (Diabetes mellitus) no metabolismo. Para cada um dos ítens compare com uma situação em que o organismo foi submetido a jejum severo.

(Ver tabela 25-6 do Lehninger, Princípios de Bioquímica, Capítulo 25).

6. Van Eikeren, Guide to Lehninger’s Principles of Biochemistry, Capítulo 26 (Nutrição Humana), Challenge Problems, Problema 19.Acidose láctica e hipoglicemia em dependentes de álcool.

Pessoas que consomem muita bebida alcoólica desenvolvem níveis sangüíneos não normais e baixos de glicose (hipoglicemia), maiores do que os normais de ácido láctico (acidose láctica suave) e ainda apresentam cetose. Explique.