Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (CEPID Redoxoma)

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 58

2020

1.   Daniel de Oliveira Tavares Alves Martins. Estudos de complexos metálicos contendo ligantes triazólicos visando a obtenção de MOFs magnéticos multifuncionais. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Ana Maria da Costa Ferreira.
2.   Marina Juvenal. Relação da eficiência fotodinâmica e do mecanismo de morte celular com o tempo de incubação do Laranja de Acridina em células HaCaT. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Mauricio da Silva Baptista.
3.   Priscila Ferreira de Morais. NADPH oxidase Nox1 do hospedeiro contribui para a manutenção do microambiente redox do melanoma. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Instituto de Ciências Biomédicas, . 2020.
Orientador: Lucia Rossetti Lopes.

2019

1.   Anike Araújo Arnaud. A construção do conteúdo de reações redox em livros didáticos da educação básica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Carmen Fernandez.
2.   Jayr Henrique Marin. Efeito SERS de complexos de cobre(II) com ligantes oxindolimínicos. Monitoramento SERS de seu comportamento em células HeLa.. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Supervisor: Ana Maria da Costa Ferreira.
3.   Larissa Assis Barony Valadares Fonseca. Desenvolviemento e aplicação de um objeto de aprendizagem interativo sobre a estrutura de biomoléculas: reparo de danos ao DNA causados por Ultravioleta. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Guilherme Andrade Marson.
4.   Mariane Leichsenring Schulz. Mariane Leichsenring Schulz. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Marisa Helena Gennari de Medeiros.

2018

1.   Danilo Fogaça de Macedo. O USO DA SIMULAÇÃO BASEADA EM VÍDEO COMO RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Guilherme Andrade Marson.
2.   Lìgia D'Ávila Bozzi. Proposta metodológica para construção de simuladores experimentais baseados em hipervídeos. Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Guilherme Andrade Marson.
3.   Rafaella Cecília da Silva. Caracterização fenotípica do mutante scav-1 de Caenorhabditis elegans. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Fernanda Marques da Cunha.
4.   Rogério Luis Aleixo Silva. Caracterização Estrutural e Bioquímica de LsfA (1-Cys) de Pseudomonas aeruginosa. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Luis Eduardo Soares Netto.
5.   Veridiana de Freitas Tofik. Complexos de metais essenciais com análogos de produtos naturais encontrados em organismos marinhos com potencial interesse farmacológico. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Instituto de Química - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Ana Maria da Costa Ferreira.
6.   Verônica Feijoli Santiago. Análise proteômica diferencial da levedura Saccharomyces cerevisiae após mutações sítio-específicas de resíduos de Cys do proteassomo 20S: implicações com o tempo de vida celular. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais ICB USP) - Instituto Butantan, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Marilene Demasi.

2017

1.   Aline Bianca de Paiva Abrantes. Efeito da proteina p53 nas respostas celulares à terapia fotodinâmica com 1,9-dimetil azul de metileno. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Mauricio da Silva Baptista.
2.   André Luís Condeles. Investigação da atividade detoxificadora de peroxinitrito por peroxirredoxinas em células. Dissertação (Mestrado em Quimica - Universidade de São Paulo/FFCLRP) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: José Carlos Toledo Junior.
3.   Angélica Kodama Bueno Lopes. REATIVIDADE DE FERRO LÁBIL COM PEROXINITRITO. Dissertação (Mestrado em Quimica - Universidade de São Paulo/FFCLRP) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: José Carlos Toledo Junior.
4.   Daiane Beatriz Santana dos Santos. Abordagens de tecnologia presentes nos livros didáticos de Química. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Carmen Fernandez.
5.   Danilo Rosa Nunes. Papel da morfologia mitocondrial na resposta à restrição calórica em C. elegans. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Fernanda Marques da Cunha.
6.   Debora Agatha Andrade. A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de Química. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Carmen Fernandez.
7.   Felipe Macedo Santos. Estudo do envolvimento da atividade mitocondrial na resposta à restrição calórica em C. elegans. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Fernanda Marques da Cunha.
8.   Gabriel Santos Arini. A Pós-graduação em Bioquímica analisada por alunos e docentes. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Bayardo Baptista Torres.
9.   Leonardo Silva Rocha. Estudo dos mecanismos de subversão da Pseudomonas aeruginosa ao hidroperóxido de urato: foco no sistema redox bacteriano. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA MULTICÊNTRICO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Supervisor: Flavia Carla Meotti.
10.   Álbert Souza Peixoto. Oxidação da proteína dissulfeto isomerase por peroxinitrito: cinética, produtos e implicações biológicas. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Depto de Bioquímica-Instituto de Química, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Ohara Augusto.

2016

1.   Bruno Spinetti Moda. Estudo da função do gene MSC6 em Saccharomyces cerevisiae. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Mario Henrique de Barros.
2.   Daniela Rodrigues Silva. Extratos vegetais na proteção de membranas contra o dano fotoinduzido. Dissertação (Mestrado em Química E Bioquímica) - Universidade de São Paulo, FARMASERVICE. 2016.
Orientador: Mauricio da Silva Baptista.
3.   Danielly Pereira Garcia. Metabolismo do malondialdeido em lambaris: implicações na avaliação da peroxidaçao lipidica como biomarcador de contaminação aquática.. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2016.
Orientador: Eduardo Alves de Almeida.
4.   Edilene de Souza Costa. Efeito da proteína dissulfeto isomerase na ativação do fator de crescimento epidermal (EGFR) durante o desenvolvimento da hipertensão arterial. Papel da Nox1 NADPH oxidase.. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Lucia Rossetti Lopes.
5.   Guilherme Martins da Silva. Aplicação do conceito do par iônico e seus efeitos sobre a lipofilicidade de brometos de amônio quaternários estruturalmente análogos a procaína, com atividade de bloqueio da transmissão neuromuscular, para estudos de (Q)SAR. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Química, Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Antonia Tavares do Amaral.
6.   Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro. Desenvolvimento e Avaliação de um software para o ensino de equilíbrio químico envolvendo reações ácido-base. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Guilherme Andrade Marson.
7.   Renata de Castro Gonçalves. A ativação da NADPH oxidase mediada pela superexpressao da Dissulfeto Isomerase proteica em células musculares lisas vasculares. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Denise de Castro Fernandes.
8.   Rosiris Sindeaux de Alencar Pires de Oliveira. Conceitos alternativos sobre radicais livres: origens, prevalência e intervenções. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Bayardo Baptista Torres.
9.   Vanessa Simões. Sinalização redox na diferenciação osteogênica. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Luis Eduardo Soares Netto.
10.   ÂNGELO SOARES CASTRO. EFEITO DO β-CAROTENO EM CÉLULAS ENDOTELIAIS SOB ESTRESSE OXIDATIVO INDUZIDO POR HEMINA. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA MULTICÊNTRICO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Supervisor: Flavia Carla Meotti.

2015

1.   André José Cardoso de Miranda. Sintese de nanoparticulas de silica revestidas com melanina. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Mauricio da Silva Baptista.
2.   Aparecida Kataryna Olimpio Anunciato. Investigação Da Influência Do Estresse Oxidativo no Processo de dano e Morte dos Neurônios Do Epitélio Olfatório. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Isaias Glezer.
3.   Denise Deo Dias. Avaliação da influência da inibição da ALA-desidrogenase induzida pelo chumbo nas respostas de heme proteínas em tilápias expostas ao benzopireno. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2015.
Orientador: Eduardo Alves de Almeida.
4.   Erina Ohara. Caracterização da tolerância ao estresse oxidativo, capacidade de remoção de proteínas oxidadas e expectativa de vida de linhagens da levedura S. cerevisiae com mutações sítio-específicas no proteassomo 20S: implicações na agregação proteica. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Marilene Demasi.
5.   JÉSSICA DA SILVA FAUSTO. TRIAGEM DE ALVOS MOLECULARES DA GLICOPROTEÍNA CD36 NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E EPITÉLIO OLFATÓRIO. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Isaias Glezer.
6.   Jéssica da Silva Gaudêncio. Estudo das representações visuais em questões de química dos exames vestibulares de universidades públicas do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Guilherme Andrade Marson.
7.   Seo Young Chang. ESTUDO DO PERFIL MODULATÓRIO DA LESÃO E DA RESPOSTA IMUNE INATA SOBRE MODELOS DE NEUROGÊNESE HIPOTALÂMICA. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Isaias Glezer.

2014

1.   Ana Letícia Madeira Sanches. Avaliação dos efeitos deletérios do diuron e seus metabólitos em lambaris (Astyanax sp): testes de toxicidade, marcadores de estresse oxidativo, marcadores genotóxicos e enzimas de biotransformação. Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Eduardo Alves de Almeida.
2.   Daniela da Cunha Bataglioli. Estudo da ligação do citocromo c a um modelo mimético de membrana mitocondrial contendo mono-hidroperóxido de cardiolipina. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Sayuri Miyamoto.
3.   Eliziane Patrício. Avaliação da Interação do Hidroperóxido de Urato com a Proteína Dissulfeto Isomerase (PDI) em Processos Inflamatórios. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Flavia Carla Meotti.
4.   Gustavo Levendoski Sabino. Investigação da reatividade de complexos metálicos com ligantes bases de Schiff frente a infecções parasitárias. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Ana Maria da Costa Ferreira.
5.   Isabela Gertrudes Batalhão. Influência das substancias húmicas aquáticas na genotoxicidade de metais em tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus). Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Supervisor: Eduardo Alves de Almeida.
6.   Luciane Fernandes de Góes. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: Estado da Arte no campo da Educação e no Ensino de Química. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Carmen Fernandez.
7.   Milena Cristina Devechi de Almeida. Alterações endócrinas em tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) expostas ao herbicida tebuthiuron. Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2014.
Orientador: Eduardo Alves de Almeida.
8.   Monica Massako Watanabe. Medidas das atividades da Dissulfeto Isomerase Proteica: uma análise crítica. Dissertação (Mestrado em Medicina (Fisiopatologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: Denise de Castro Fernandes.
9.   Nayra Fernandes Santos. Relação entre estresse oxidativo fotoinduzido e morte celular autofágica. Dissertação (Mestrado em Bioquímica (São Paulo)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Mauricio da Silva Baptista.
10.   Nicole Quesada Torelli. Sinalização Retrógrada RTG-Dependente Controla a Atividade Mitocondrial e Resistência a Estresse em Saccharomyces cerevisiae. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Supervisor: Fernanda Marques da Cunha.

2013

1.   Andre Machado Xavier. Caracterização Da Expressão Do Gene Gem Nas Vias De Sinalização Do Eixo Hipotálamo-Pituitária-Adrenal. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Isaias Glezer.
2.   Bruno Henrique Bedin. Avaliação de biomarcadores bioquímicos em tilápias (Oreochromis niloticus) expostos a óleo diesel e biodiesel.. Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Eduardo Alves de Almeida.
3.   Cicero Alves. cicero alves. Dissertação (Mestrado em Bioquimica) - Instituto de Quimica, Departamento de Bioquimica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Pio Colepicolo Neto.
4.   Cléia Justino Nunes. Investigação da reatividade de miméticos de tirosinase na viabilidade de melanócitos e de melanomas. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Ana Maria da Costa Ferreira.
5.   Helena Dias Muller Villela. Utilização das técnicas de engenharia genética e bioquímica em Chlamydomonas reinhardtii visando o aumento da produção de lipidios para obtenção de biocombustível.. Dissertação (Mestrado em Bioquimica) - Instituto de Quimica, Departamento de Bioquimica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Pio Colepicolo Neto.
6.   Jeane-Jaqueline-Françoise de Almeida Fonseca. Perspectivas e usos de (Q)SAR e de outros métodos computacionais na avaliação de perigo de agrotóxicos. Dissertação (Mestrado em Toxicologia Aplicada a Vigilância Sanitária) - Universidade Estadual de Londrina, Agência de Vigilância Sanitária. 2013.
Orientador: Antonia Tavares do Amaral.
7.   Mariana Alba Zampol. Efeito de antioxidantes naturais em modelos parkinsonianos de Saccharomyces cerevisiae.. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Mario Henrique de Barros.
8.   Vítor Pasta Zanni. Análise da transição temporal do conteúdo exigido dos exames vestibulares públicos brasileiros. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de São Paulo, . 2013.
Orientador: Bayardo Baptista Torres.


(*) Relatório criado com produções desde 2013 até HOJE
Data de processamento: 21/02/2021 00:00:31