Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (CEPID Redoxoma)

Trabalhos completos publicados em anais de congressos


Número total de itens: 46

2019

1.   DE FREITAS, LAURA M. ; Baptista, Maurício S.. Antimicrobial PDT in South America. Em: 17th International Photodynamic Association World Congress, p. 285, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   NOGUEIRA, K. S. C. ; FERNANDEZ, C.. O impacto do PIBID na formação de professoras experientes. Em: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 1-12, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   SILVA, A. R. S. ; MORAES, L. L. F. ; BELCHOR, M. N. ; COSTA, C. R. C. ; NOVAES, D. P. ; de Oliveira MA ; TOYAMA, MARCOS H.. Fast and Efficient procedure for purification of secretory phospholipase A2 (sPLA2) from Crotalus durissus terrifficus venom using a solid phase extraction. Em: 20th World Congress of the International Society on Toxinology, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2018

1.   ANDRADE, D. A. ; FERNANDEZ, C.. Knowledge Base For Chemistry Teachers Evaluated In Brazilian Selection Exams. Em: European Science Education Research Association, v. 13, p. 1650--1659, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   FREIRE, L. I. F. ; FERNANDEZ, C.. Teaching to Teach: Indications of Formative Chemistry Teacher Training in Teaching Practice of its Undergraduates. Em: ESERA European Sience Education Research Association, v. 13, p. 1669-1680, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   GOES, L. F. ; FERNANDEZ, C.. Using Vignettes To Access Pedagogical Content Knowledge of Redox Reactions. Em: ESERA - European Science Education Research Association, v. 14, p. 1995-2004, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2017

1.   ANDRADE, D. A. ; FERNANDEZ, C.. Knowledge base for Chemisry teachers evaluated in Brazilian selection exams. Em: European Science Education Research Association - ESERA 2017, v. 1, p. 1-3, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ARNAUD, A. A. ; FERNANDEZ, C.. Analise de um texto didático de ciências segundo a perspectiva sociocultural. Em: 37o Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - EDEQ, v. 1, p. 1-8, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   FREIRE, L. I. F. ; FERNANDEZ, C.. Teaching to teach: indications of formative Chemistry teacher training in teaching practice of its undergraduates. Em: European Science Education Research Association - ESERA 2017, v. 1, p. 1-3, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   GOES, L. F. ; FERNANDEZ, C.. Using vignettes to acess Pedagogical Content Knowledge of redox reactions. Em: European Science Education Research Association - ESERA 2017, v. 1, p. 1-3, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   NOGUEIRA, K. S. C. ; CUBERO, J. ; FERNANDEZ, C.. Construção de um questionário para identificação de concepções sobre radicais livres e antioxidantes. Em: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XI ENPEC, v. 1, p. 1-10, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   NOVAIS, R.M. ; FERNANDEZ, C.. A avaliação da aprendizagem de um professor do Ensino Superior. Em: IV Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ), v. 1, p. 1-11, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   ORNELLAS, J. F. ; FERNANDEZ, C.. Os conteúdos de ensino prescritos nas disciplinas integradoras dos Cursos de Licenciatura em Química do estado de São Paulo. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, p. 1-7, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2016

1.   ALBUQUERQUE, G. Z. C. ; AGOSTINHO, S. M. L. ; FERNANDEZ, C.. As dificuldades dos alunos com as representações das transformações químicas em meio aquoso. Em: 56o Congresso Brasileiro de Química, v. 1, p. 1-3, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   GOES, L. F. ; FERNANDEZ, C. ; AGOSTINHO, Sílvia Maria Leite. Concepções e dificuldades de um grupo de professores de química sobre conceitos fundamentais de eletroquímica. Em: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química ENEQ, v. 1, p. 1-12, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   GOES, L. F. ; NOGUEIRA, K. S. C. ; FERNANDEZ, C.. O ensino de reações redox nos principais eventos na área de educação e ensino no Brasil. Em: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, v. 1, p. 1-11, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   NOGUEIRA, K. S. C. ; Cintra, E.P. ; FERNANDEZ, C.. O conhecimento docente de licenciandos em química participantes do PIBID segundo o olhar dos alunos da Educação Básica. Em: Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, v. 1, p. 1-12, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   NOGUEIRA, K. S. C. ; GOES, L. F. ; SKEIKA, T. ; BACCON, A. L. P. ; FREIRE, L. I. F. ; FERNANDEZ, C.. O ENEQ como espaço de socialização das ações do PIBID e de pesquisas sobre o programa. Em: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química ENEQ, v. 1, p. 1-12, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2015

1.   ARINI, G. S. ; FIORINI, L. F. ; CICUTO, C. A. T. ; MONTAGNA, E. ; TORRES, B. B.. Desempenho dos alunos na resolução de problemas em um ambiente de aprendizagem ativa. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CICUTO, C. A. T. ; TORRES, B. B.. Estudo sobre as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos para resolver problemas de Bioquímica. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   FREIRE, L. I. F. ; FERNANDEZ, C.. Elementos dos conteúdos programáticos de disciplinas curriculares incorporados à prática de ensino de licenciandos em química. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, p. 1-8, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   FREIRE, L. I. F. ; FERNANDEZ, C.. Habitus, Capital e poder no campo da docência universitária entre dois coletivos de formadores de professores de um curso de licenciatura em química. Em: XII Congresso Nacional de Educação, v. 1, p. 36998-37013, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   OLIVEIRA, R. S. A. P. ; TORRES, B. B.. Conceitos alternativos sobre radicais livres em pós-graduandos e professores de ensino médio de escolas públicas. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   TERUYA, L. C. ; MARSON, G. A.. A química nos textos de divulgação científica: uma análise sob a perspectiva da educação CTS. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, p. 1-8, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2014

1.   CICUTO, C. A. T. ; TORRES, B. B.. Aprendizagem ativa no Ensino de Química: estudo sobre a motivação dos aluno. Em: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CICUTO, C. A. T. ; TORRES, B. B.. Motivação para aprender Química: estudo longitudinal com os alunos de graduação da Universidade de São Paulo. Em: XII Evento de Educação em Química, 2014.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   FREIRE, L. I. F. ; FERNANDEZ, C.. Os conhecimentos para a docência de um estagiário de química. Em: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, p. 1-13, 2014.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   LEAL, S. H. B. S. ; NOVAIS, R.M. ; FERNANDEZ, C.. O papel da avaliação da aprendizagem no ensino de química: concepções de uma professora experiente no nível superior de ensino. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 1, p. 1-12, 2014.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   TERUYA, L. C. ; MARSON, G. A.. Uma nova metodologia para caracterizar portais de ensino e popularização da ciência. Em: Encontro Nacional de Ensino de Química, p. 612-623, 2014.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   ZANNI, V. P. ; TORRES, B. B.. Análise da transição temporal do conteúdo exigido nos exames vestibulares públicos paulistas. Em: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2013

1.   BONARDO, J. C. ; FERNANDEZ, C.. Contribuições do processo de reflexão crítica para o desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de uma professora de Química. Em: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, v. 1, p. 1-27, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CASTRO, P. M. A. ; SANTOS, M. R. ; MATOS, J. M. E. ; FERNANDEZ, C. ; LEAL, S. H.. Conhecimento Pedagógico de Conteúdo de uma Professora do Ensino Médio sobre o Conteúdo de Lei de Hess. Em: VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, v. 1, p. 1-4, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   FAVERO, P. P. ; Ferraz, A. C. ; Baptista, Maurício S. ; MIOTTO, R. ; CARTWRIGHT, ALEXANDER N. ; NICOLAU, DAN V.. Bilipid membrane phase characterization by reflectance anisotropy spectroscopy (RAS). Em: SPIE BiOS, v. 8594, p. 85940O-85940O-9, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   FREIRE, L. I. F. ; FERNANDEZ, C.. O conhecimento curricular evidenciado na prática pedagógica de um professor de Química em formação. Em: VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, v. 1, p. 1-6, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   FREIRE, L. I. F. ; FERNANDEZ, C.. Orientações para o ensino de ciências: dos pressupostos individuais à proposição coletiva. Em: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, v. 1, p. 1-8, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   FREIRE, L. I. F. ; FERNANDEZ, C.. O conhecimento curricular evidenciado na prática pedagógica de um professor de química em formação. Em: VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, v. 1, p. 1-6, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   FREIRE, L. I. F. ; FERNANDEZ, C.. A base de conhecimentos dos professores e a reflexão: um estudo de caso com estagiários de química. Em: III Congresso Paranaense de Educação Química, v. 1, p. 1-8, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   FREIRE, L. I. F. ; FERNANDEZ, C.. Lembranças do início da vida de professor universitário. Em: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, v. 1, p. 1-14, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   FREIRE, L. I. F. ; FERNANDEZ, C.. A RESPONSABILIDADE DOS FORMADORES DE PROFESSORES NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. Em: XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE 2013, v. 1, p. 8489-8505, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   GOES, L. F. ; FERNANDEZ, C.. O acesso ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo no ensino de Ciências e Matemática:levantamento de vinte e seis anos de pesquisa. Em: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, v. 1, p. 1-8, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   GOES, L. F. ; LEAL, S. H. B. S. ; CORIO, Paola ; FERNANDEZ, C.. Pedagogical content knowledge aspects of green chemistry in organic chemistry university teachers. Em: ESERA 2013 Conference (European Science Education Research Association), v. 1, p. 1-10, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   MONTENEGRO, V. L. S. ; FERNANDEZ, C.. Reflexões acerca do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de professores de Química num contexto de formação contínua. Em: VII Encontro pAulista de Pesquisa em Ensino de Química, v. 1, p. 1-2, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   NOVAIS, R.M. ; FERNANDEZ, C.. A gestão da sala de aula de um professor do Ensino Superior. Em: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, v. 1, p. 1-8, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   NOVAIS, R.M. ; FERNANDEZ, C.. O Modelo de Conhecimentos de Professores proposto por Pamela Grossman: seus componentes e as implicações para o ensino de Química. Em: Trabalho Docente e Formação: Políticas, v. 1, p. 1-15, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   ORNELLAS, J. F. ; ANDRADE, D. A. ; FERNANDEZ, C.. Base de conhecimentos para o ensino de Química segundo as políticas públicas brasileiras. Em: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, v. 1, p. 1-9, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   TERUYA, L. C. ; MARSON, G. A.. A imagem pública da Química: um estudo sobre o conteúdo dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Em: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCACAO EM CIENCIAS, p. 1, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]


(*) Relatório criado com produções desde 2013 até HOJE
Data de processamento: 21/02/2021 00:00:31