Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (CEPID Redoxoma)

Guilherme Andrade Marson

Guilherme A. Marson é docente no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) desde 2008. Desde 1990 é ativo no ensino e na divulgação da química. Formou-se bacharel em química pelo mesmo instituto em 1996 e mestre em química orgânica em 1999. Em 2003 concluiu doutoramento na mesma instituição com foco no desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Deste trabalho resultaram sete objetos, três dos quais desenvolvidos em colaboração com a Universidade da Pensilvânia (EUA). Os objetos foram premiados em 2004 e 2005 pelo programa PAPED do Ministério da Educação Cultura. Entre 2005 e 2008 coordenou o projeto de "e-learning" Oncology Online junto à Fundação HSeT(http:hset.org - Lausanne Suíça). Retornou ao país em 2008 para o curso de licenciatura em química e se dedica enfaticamente à divulgação da ciência. Em intensa parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), propôs e assumiu a coordenação de conteúdo do portal Química Nova Interativa (QNInt ? http://qnint.sbq.org.br), o principal portal de difusão da química em língua portuguesa. Em 2011 coordenou as ações do IQ-USP no Ano internacional da Química (AIQ) e integrou o comitê gestor do AIQ Brasil. Propôs e coordenou a exposição ?Química para um mundo melhor? (agosto a dezembro de 2011), a qual fora acompanhada do livro ?Onde está a Química?? Foi presidente da comissão de cultura e extensão do IQ-USP, diretor do Museu de Ciências-USP. Em 2012, transformou a difusão da química em objeto de estudo e criou a linha de pesquisa Imagem Pública e Difusão da Química. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6634136346668819 (21/08/2023)
  • Rótulo/Grupo: Ex-Associado
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2021
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Química, Departamento de Química Fundamental. Av. Prof. Lineu Prestes Cidade Universitária 05506-800 - Sao Paulo, SP - Brasil
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2021-Atual. Construindo Resiliencia a Crise de Desinformacoes por meio da Producao de Conhecimento em Acao Participativa com Base na Comunidade Escolar
      Descrição: Tecnologias digitais criaram novas oportunidades para abordar desafios sociais emergentes e antigos, mas também têm o potencial para exacerbar as desigualdades pré-existentes. A ciência cidadã ajuda na aproximação e compreensão das pessoas em relação à produção científica. Serão priorizadas questões relacionadas aos ODS ? Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas. O projeto visa investigar a desinformação aportada a estudantes dos níveis médio e superior pelas redes sociais; avaliar sua atuação como no combate a desinformação por meio de produção de peças de informação embasadas pelo conhecimento estabelecido na universidade; elaborar um programa para combate a desinformação articulado com os princípios da Ciência Cidadã para apoio aos professores das Escolas da Educação Básica e relacionar as características da Ciência Cidadã aplicáveis na Educação e difusão junto à comunidade escolar. Os dados obtidos comporão um painel analítico que permitirá analisar e identificar diferenças e similaridades quanto à difusão e crítica da desinformação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Guilherme Andrade Marson - Integrante / Agnaldo Arroio - Coordenador / Mariana Kiomy Osako - Integrante / André Chaves de Melo Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 2
      Membro: Guilherme Andrade Marson.
    2. 2020-Atual. Estudando o Processo de Resolucao de Tarefas Envolvendo Rotacoes Espaciais e o Papel da Interatividade
      Descrição: Na química, a mudança de conceitos e a mudança na linguagem e representações utilizadas progridem juntas por toda a história. Por conta disso, modelos físicos das estruturas moleculares ganharam muita importância, sendo de grande ajuda nos A partir da segunda metade do século XX os modelos físicos começaram a ser substituídos por modelos computadorizados, permitindo a visualização de novos aspectos. Na química e em outras áreas do conhecimento, certas tarefas, como manipular uma molécula em um software, envolvem o uso de habilidades espaciais. Devido a sua importância, vários testes para medi-la foram desenvolvidos ao longo do tempo, mas poucos destes caracterizam o processo de manipulação dos modelos nem investigam detalhadamente o papel da interatividade. Portanto, este projeto pretende investigar o papel da interatividade no processo de resolução de problemas envolvendo modelos moleculares virtuais e relacioná-lo com características das pessoas participantes da pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Guilherme Andrade Marson - Coordenador / Eduardo Colli - Integrante / Rodrigo Alves Consoli - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Guilherme Andrade Marson.
    3. 2019-Atual. Objetos de aprendizagem sobre equilibrios quimicos: simulador de titulacao baseado em videos interativos
      Descrição: O projeto visa ao desenvolvimento de simuladores de experimentos baseados em vídeos interativos e o estudo do seu papel no desenvolvimento da competência representacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Guilherme Andrade Marson - Coordenador / Yuri Barros de Araujo - Integrante. Número de produções C, T A: 9
      Membro: Guilherme Andrade Marson.
    4. 2015-Atual. Simuladores de experimentos baseados em hipervideos: eletroquimica
      Descrição: Eletroquímica é um campo fundamental na química. Está presente nas propostas curriculares em todos os níveis em que a disciplina é ministrada. Inúmeras dificuldades de ensino aprendizagem são reportadas na literatura sobre o tema pilhas, na educação básica e no ensino superior. Isto tem motivado a proposição de diversos recursos didáticos e abordagens metodológicas nos últimos 90 anos. Dentre estes destacam-se a simulação via softwares e a utilização de vídeos. Neste projeto serão desenvolvidos objetos de aprendizagem baseados na simulação por meio de vídeos interativos, ou hipervídeos. Tais simuladores agregam as vantagens dos dois tipos de recursos, salientando-se: possibilitar abordagens investigativas; simular processos de difícil execução (seja pela periculosidade, impacto ambiental, tempo ou custo); apresentar representações da dimensão macroscópica de fenômenos. O simulador será desenvolvido com recursos da plataforma LABIQ. O papel do simulador no processo de ensino aprendizagem do tema pilhas será avaliado com estudantes do ensino médio e superior, à luz da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Guilherme Andrade Marson - Coordenador.
      Membro: Guilherme Andrade Marson.
    5. 2015-Atual. Investigacao do processo de interacao come representacoes tridimensionais interativas de moleculas
      Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver uma metodologia para análise de fatores que influenciam na interação de estudantes com representações tridimensionais de moléculas a partir do registro quantitativo de suas ações em ambiente virtual. Para foi elaborado um protocolo com questionários, testes de habilidades de rotação mental, e o uso de um visualizador de estruturas moleculares tridimensionais. O visualizador permite obter um registro temporal quantitativo da interação com os modelos virtuais. O protocolo é testado com indivíduos de diferentes níveis de escolaridade e áreas do saber, abrangendo de alunos de ensino médio a docentes universitários. Os resultados são interpretados por meio da análise de parâmetros das curvas de registros de interação com o simulador e da análise hierárquica de grupos do conjunto de dados (HCA).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Guilherme Andrade Marson - Coordenador / Camila Aparecida Tolentino Cicuto - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Guilherme Andrade Marson.
    6. 2014-2021. CEPID REDOXOMA - Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina
      Descrição: Atuo como Pesquisador Associado no Plano de Educação e Difusão do Conhecimento do Projeto CEPID_REDOXOMA. Esse projeto apresenta um conjunto de ações propostas pela Coordenação de Educação e Difusão do Conhecimento do Centro REDOXOMA para contribuir com a melhoria do ensino, em particular de conceitos sobre processos redox, e promover atividades para popularização da ciência. Sendo assim, temos como público alvo alunos de pós-graduação e graduação, professores e alunos da educação básica, jornalistas científicos e população em geral.As ações propostas neste plano estão estruturadas em torno de quatro eixos principais: i) realização de cursos e intervenções em disciplinas curriculares, ii) produção de recursos didáticos para educação básica, iii) realização de atividades de divulgação científica e iv) proposição e desenvolvimento de projetos educacionais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Guilherme Andrade Marson - Integrante / Bayardo Baptista Torres - Integrante / Ana Maria da Costa Ferreira - Integrante / Carmen Fernandez - Integrante / Ohara Augusto - Coordenador / Francisco Laurindo - Integrante / Paolo di Mascio - Integrante / Alicia Juliana Kowaltowski - Integrante / Luis Eduardo Soares Netto - Integrante / Marisa Helena Gennari de Medeiros - Integrante / Maurício da Silva Baptista - Integrante / Sayuri Miyamoto - Integrante / Antonia Tavares do Amaral - Integrante / Denise de Castro Fernandes - Integrante / Eduardo Alves de Almeida - Integrante / Fernanda Marques da Cunha - Integrante / Flavia Carla Meotti - Integrante / Isaias Glezer - Integrante / José Carlos Toledo Junior - Integrante / Lucia Rossetti Lopes - Integrante / Marilene Demasi - Integrante / Mario Henrique de Barros - Integrante / Pio Colepicolo Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Guilherme Andrade Marson.
    7. 2013-2017. Desenvolvimento e aplicacao de ambientes virtuais para o ensino experimental de Quimica
      Descrição: A experimentação é parte fundamental de um curso de Química no Ensino Superior. Apesar das diversas funções que o ensino experimental pode desempenhar, a mais utilizada nos cursos universitários é a de ensinar procedimentos técnicos e manipulação de instrumentos. Pouca ênfase é dada às atividades de planejamento, preparação, tratamento dos dados e discussão dos resultados. Um dos fatores que influencia o sucesso de uma atividade experimental é a familiaridade do aluno com o ambiente laboratorial, que pode ser obtida através de modalidades assíncronas de ensino utilizando-se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Este projeto propõe o desenvolvimento e aplicação de ambientes virtuais interativos utilizando fotos panorâmicas para simulação do ambiente laboratorial. O ambiente panorâmico será construído a partir de diversas fotografias unidas por softwares específicos, formando uma única imagem panorâmica que contempla um raio de 360°, que servirá como porta de acesso a outros conteúdos tratando de técnicas experimentais. A caracterização do uso dos ambientes será feita através de gravações das sessões de uso, pré e pós-testes e entrevistas semi-estruturadas. Este projeto vincula-se ao projeto Laboratório Integrado de Química e Bioquímica (LABIQ), o qual prevê a utilização das TIC como apoio ao ensino experimental de Química em nível superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Guilherme Andrade Marson - Coordenador.
      Membro: Guilherme Andrade Marson.
    8. 2013-Atual. Simuladores de experimentos baseados em hipervideos: botanica
      Descrição: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um simulador baseado em hipervídeo capaz de atuar como ferramenta no ensino e aprendizagem de conceitos de Botânica. É ideia bastante consensual de que ensinar botânica e aproximá-la ao cotidiano dos alunos é uma tarefa desafiadora, apesar da importância do reino vegetal para o homem. Simultaneamente, é cada vez mais difícil para o professor recorrer à experimentação e à demonstração em sala de aula por conta da redução do tempo disponível para abarcar a totalidade do currículo. Propõe-se que a simulação baseada em mídias pode ser uma alternativa conveniente ao modelo tradicional de aula, sobretudo quando não é possível o trabalho experimental. Muitas vezes a dificuldade em observar fenômenos relacionados às plantas em sala de aula distancia a experimentação e a demonstração dos conteúdos curriculares. Entre estes fenômenos está o fototropismo. Espera-se que a simulação forneça condições aos aprendizes de aplicar o conceito de fototropismo em contextos diversos. A elaboração do simulador baseado em vídeo foi feita com a plataforma do portal LABIQ (Laboratório Integrado de Química e Bioquímica). O simulador foi testado com alunos da 2ª série do Ensino Médio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Guilherme Andrade Marson - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Guilherme Andrade Marson.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques, Fundação Carlos Chagas.. 2021.
      Membro: Guilherme Andrade Marson.
    2. Prêmio Mais Arte Mais Cultura - Artes Plásticas, Universidade de São Paulo - Pró-reiotria de Cultrura e Extensão.. 2017.
      Membro: Guilherme Andrade Marson.
    3. Prêmio Docente mais Produtivo - categoria Professor Doutor, Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química USP.. 2016.
      Membro: Guilherme Andrade Marson.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (22)
    1. 44ª REUNIãO ANUAL VIRTUAL DA SBQ. Sessão Temática Ensino de Química. 2021. (Congresso).
    2. 6o Congresso de Graduação da USP. Saberes docentes na licenciatura em química: o quê não pudemos e o que levamos da pandemia. 2021. (Congresso).
    3. Prêmio Professor Rubens Murillo Marques.Percursos entrelaçados: a travessia de alunos-professores a professores-alunos. 2021. (Outra).
    4. 13th Conf. of the European Science Education Research Association. Manipulating Virtual 3D models: the role of Interactivity. 2019. (Congresso).
    5. INOVIQ - INovar para Crescer. Modelos moleculares de baixo custo. 2019. (Congresso).
    6. CAMP Serrapilheira.1+1=3. 2018. (Simpósio).
    7. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Uma nova metodologia para o registro e análise da interação de estudantes com representações tridimensionais de moléculas. 2018. (Congresso).
    8. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Networking ? do simples bate-papo às mídias sociais e eventos científicos. 2018. (Congresso).
    9. 12th Conference of the European Science Education Research Association. Development of a methodology for analyzing the exploration of tri-dimensional representation of interactive molecules. 2017. (Congresso).
    10. 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. Uso das Tecnologias da Informação e do Conhecimento em aulas Experimentais de Bioquímica. 2017. (Congresso).
    11. 46th World Chemistry Congress. CONTRIBUTIONS OF THE CHEMISTRY TO THE NOBEL PRIZES IN PHYSIOLOGY/MEDICINE. 2017. (Congresso).
    12. Semana USP de Ciência e Tecnologia. Química e Luz é Radical!. 2017. (Exposição).
    13. 39a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Chemistry in YouTube: the impact of experiments on views and diffusion degrees of videos in Portuguese and Spanish. 2016. (Congresso).
    14. 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular,. Guidelines to develop interactive tutorials on 3D biomolecules: the case of DNA repair by photolyase. 2016. (Congresso).
    15. ACS-SBQ Symposium on Teaching chemistry: vision, practice and achievements.ACS-SBQ Symposium on Teaching chemistry: vision, practice and achievements. 2016. (Simpósio).
    16. Semana USP de Ciência e Tecnologia. Química e Luz é Radical!. 2016. (Exposição).
    17. 13o Simpósio Brasileiro de Educação Química.Produção e uso de laboratório digital. 2015. (Simpósio).
    18. Ciência à Vista - I Seminário Internacional de Políticas Universitárias de de Divulgação Científica. 2015. (Seminário).
    19. Feira de Profissões USP. Química: o curso e a profissão. 2015. (Feira).
    20. II Encontro Regional dos Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências - Regional São Paulo.Tecnologias da Informação e do Conhecimento para Ensino e Divulgação da Ciência: o caso da Química. 2014. (Simpósio).
    21. I Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação ? Inovações em Laboratórios de Ensino.Laboratório Integrado de Química e Bioquímica. 2014. (Simpósio).
    22. Seminário Editais PRCEU: balanço e perspectivas. 2014. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. MARSON, G. A.. Molécula da Mudança I. 2022. (Exposição).. . 0.
    2. COLLI, E. ; SARAIVA, A. M. ; MARINS, K. R. C. ; ANDRADE, F. D. ; MARSON, G. A.. Semana USP de Ciência e Tecnologia. 2017. 2017.
    3. COLLI, E. ; ANDRADE, F. D. ; SARAIVA, A. M. ; MARINS, K. R. C. ; MARSON, G. A.. Semana USP de Ciência e Tecnologia. 2017. Outro
    4. COLLI, E. ; SARAIVA, A. M. ; MARINS, K. R. C. ; ANDRADE, F. D. ; MARSON, G. A.. Semana USP de Ciência e Tecnologia. 2016. 2016.
    5. COLLI, E. ; MARSON, G. A. ; ANDRADE, F. D.. Virada Científica. 2015. Outro
    6. JAHN, A. M. ; TIRAPELI, P. ; RODRIGUES JUNIOR, J. F. ; YAMAMOTO, M. M. ; MARSON, G. A. ; RIZZI, C.. Aleijadinho 3D - Exposição Virtual. 2014. Exposição
    7. MARSON, G. A.; YAMAMOTO, M. M. ; COSTA, J.. I SIMPÓSIO SOBRE EXIBIÇÕES VIRTUAIS DE ACERVOS E COLEÇÕES. 2014. Outro
    8. MARSON, G. A.; HENRIQUES, V. B. ; MURAMATSU, M.. Virada Científica. 2014. Outro
    9. MARSON, G. A.. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. 2014. (Congresso).. . 0.



(*) Relatório criado com produções desde 2013 até HOJE
Data de processamento: 23/08/2023 15:21:42