Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (CEPID Redoxoma)

Carmen Fernandez

Possui graduação em Bacharelado em Química com atribuições tecnológicas (1985), graduação em Licenciatura em Química (2001), mestrado (1991) e doutorado em Química (1996), livre docência em Ensino de Química (2014) todos pela Universidade de São Paulo. Realizou um estágio de pós-doutoramento na Universidade da California - Berkeley e no Lawrence Berkeley National Laboratory (1996-1999). Atuou como professora de Química no Ensino Médio em várias escolas de São Paulo e atualmente é professora associada 3 no Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. É vice-coordenadora do Curso de Licenciatura em Química do IQUSP, coordenadora do projeto Química do Programa Residëncia Pedagógica da USP (2020-2022 e 2022-atual). Orientadora credenciada e membro da Comissão de Pós-Graduação do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Coordena o grupo PEQuim - Pesquisa em Ensino de Química - http://sites.usp.br/pequim/ que tem por interesse de pesquisa principal o Professor de Química, e atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Conhecimento de Professores de Química, Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), Base de Conhecimentos para o Ensino, Desenvolvimento Profissional e Formação de Professores de Química. É parecerista de várias revistas científicas nacionais e internacionais na área de Ensino de Ciências, editora associada da REEC - Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciências e membro do comitê editorial da ARISE - Journal of Action Research and Innovation in Science Education e do Journal of Science Education. Coordena o Plano de Educação e Difusão do CEPID Redoxoma do Instituto de Química da USP financiado pela FAPESP. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9265035442880550 (07/08/2023)
  • Rótulo/Grupo: Coordenador de Educacao e Difusao do Conhecimento
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Química, Departamento de Química Fundamental. Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 07 Superior - sala 773 Cidade Universitária 05508900 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30913865 URL da Homepage: http://www3.iq.usp.br/pessoas_view.php?idDocente=16
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2023-Atual. Estudo de Implementacao de Inovacoes Curriculares, Estrategias Pedagogicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educacao Basica
      Descrição: Este projeto temático tem como objetivo conduzir uma pesquisa de implementação do PLIC/USP, mediante um estudo multi-métodos para avaliação de eficácia, efetividade e impacto (de curto prazo) de elementos conceituais, curriculares, pedagógicos e tecnológicos constitutivos da intervenção implementada, no contexto do Edital 35/SEB-MEC. Pretende-se avaliar inovações incluídas no protótipo implementado como curso experimental, como vetores de transformação do modelo formativo de professores/as da Educação Básica nas universidades brasileiras, para além do âmbito específico da USP e do Estado de São Paulo. Conforme destacado no PLIC/USP, valorizando aspectos ético-políticos e humanísticos da formação, o marco normativo vigente postula a formação de profissionais capazes de atuar no sistema público de educação com plena capacidade técnica, subsidiada por contínua atualização científica e tecnológica, orientada por conceitos ampliados de ética, vocação e cidadania. Tal perspectiva demanda programas de formação baseados em conhecimento científico, mediados por tecnologias eficazes, orientados por estratégias ativas de ensino-aprendizagem e focalizados na comunidade, em práticas nos contextos reais de educação organizadas mediante tecnologias eficientes de gestão e competências críticas resolutivas. O uso de tecnologias digitais no campo da Educação, comumente designadas entre nós como "educação à distância" ou "ensino híbrido", tem sido celebrado ou demonizado com base em convicções e crenças, a partir de reduzidas justificativas técnicas e precário embasamento científico. Neste e em outros temas cruciais, precisamos superar uma "educação baseada em crenças". Pesquisas sobre efetividade e impacto (positivo e negativo) de tecnologias educacionais emergentes podem contribuir para promover o desenvolvimento humano e social, articulando sistemas de inovação e de bem-estar social, considerando a complexa dialética entre vetores econômicos, políticos e sociais. A geração de conhecimento sobre o impacto dessas estratégias de alta intensidade terá enorme utilidade para avaliar aspectos quantitativos e qualitativos da relação entre incorporação de tecnologias e efeitos positivos sobre a educação. Na formação de profissionais docentes é cada vez mais crucial a questão da eficiência das intervenções, que de modo algum se contrapõe à ideia de competência como capacidade de resolução de problemas concretos. Alcança-se às vezes eficiência na produção de efeitos pedagógicos, com algum grau de eficácia, mas com efetividade reduzida. Modos de ensino- aprendizagem intensivos em força/tempo de trabalho, com recurso a técnicas artesanais de intervenção, procedimentos singulares de altíssimo custo e difícil operacionalização podem ser de elevada eficácia, porém perdem efetividade e se tornam inviabilizados no sentido de maior alcance social. Nesse momento, é necessário e oportuno promover modelos de formação de profissionais docentes qualificados, eticamente responsáveis, socialmente comprometidos, orientados para a comunidade, com ênfase em competências tecnológicas e focados na qualidade-equidade do processo de ensino-aprendizagem. Por todo o exposto, justifica-se a necessidade de criar e avaliar modelos formativos e soluções inovadoras de ensino-aprendizagem orientados para reduzir desigualdades em educação, usando as ciências da aprendizagem como base para tecnologias emergentes adequadas como instrumento para superação de vieses sociais, étnicos, geracionais e outros elementos de discriminação negativa perante o direito à educação... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Fernandez - Integrante / Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira - Coordenador / Luiz Roberto ALves - Integrante / Marcelo Alves Barros - Integrante / meire cachioni - Integrante / naomar monteiro de almeida filho - Integrante / roseli de deus lopes - Integrante / Adelmo Antonio da Silva Eloy - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carmen Fernandez.
    2. 2022-Atual. A base de conhecimentos para o ensino e o Conhecimento Pedagogico do Conteudo (PCK) de oxirreducao de professores de Quimica
      Descrição: Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq PQ2 Processo N. 312017/2021-9. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (6) . Integrantes: Carmen Fernandez - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Carmen Fernandez.
    3. 2022-Atual. Desenvolvimento de conhecimentos docentes a partir do fortalecimento de uma comunidade de praticas no contexto de mudanca curricular
      Descrição: Projeto Universal Processo N. 407969/2021-7. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carmen Fernandez - Integrante / Ana Carolina Costa Pereira - Integrante / Antônio Luiz de Oliveira Barreto - Integrante / Daniel Fils Puig - Integrante / Jeanne D´arc de Oliveira Passos - Integrante / Marcos Rogerio Tofoli - Integrante / Mikiya Muramatso - Integrante / Prescila Glaucia Christianini Buzolin - Integrante / Taitiâny Karita Bonzanini - Integrante / Tatiana Hochgreb-Hägele - Integrante / Valéria Silva Dias - Integrante / André Machado Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carmen Fernandez.
    4. 2017-2021. Reflexos do PIBID no desenvolvimento de conhecimentos base para a docencia e no conhecimento pedagogico do conteudo de oxirreducao de licenciandos em Quimica
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Carmen Fernandez - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - Auxílio financeiro.
      Membro: Carmen Fernandez.
    5. 2016-2018. Base de conhecimentos de professores de Quimica
      Descrição: Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq-PQ2 Processo N. 311879/2015-2. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Fernandez - Coordenador.
      Membro: Carmen Fernandez.
    6. 2013-2018. A base de conhecimentos de professores de quimica segundo na legislacao brasileira, nas disciplinas integradoras e nos concursos de selecao de professores de quimica
      Descrição: Mapear a base de conhecimentos de professores de química que está sendo priorizada na legislação brasileira, em disciplinas integradoras e em concursos de seleção de professores de química. Objetiva-se estabelecer um diálogo com a literatura de conhecimento de professores e subsidiar políticas públicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Carmen Fernandez - Coordenador / Debora Agatha Andrade - Integrante / Janaína Farias de Ornellas - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Carmen Fernandez.
    7. 2013-2015. Conhecimento Profissional de professores de Quimica
      Descrição: Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq - PQ2 Processo N. 309403/2012-0. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Fernandez - Coordenador.
      Membro: Carmen Fernandez.
    8. 2013-Atual. CEPID REDOXOMA - Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina
      Descrição: Atuo como Coordenadora do Plano de Educação e Difusão do Conhecimento do Projeto CEPID_REDOXOMA. Esse projeto apresenta um conjunto de ações propostas pela Coordenação de Educação e Difusão do Conhecimento do Centro REDOXOMA para contribuir com a melhoria do ensino, em particular de conceitos sobre processos redox, e promover atividades para popularização da ciência. Sendo assim, temos como público alvo alunos de pós-graduação e graduação, professores e alunos da educação básica, jornalistas científicos e população em geral.As ações propostas neste plano estão estruturadas em torno de quatro eixos principais: i) realização de cursos e intervenções em disciplinas curriculares, ii) produção de recursos didáticos para educação básica, iii) realização de atividades de divulgação científica e iv) proposição e desenvolvimento de projetos educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Fernandez - Integrante / Ohara Augusto - Coordenador / Francisco Laurindo - Integrante / Paolo di Mascio - Integrante / Alicia Juliana Kowaltowski - Integrante / Luis Eduardo Soares Netto - Integrante / Marisa Helena Gennari de Medeiros - Integrante / Maurício da Silva Baptista - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carmen Fernandez.
    9. 2013-Atual. Base de conhecimentos e o Conhecimento Pedagogico do Conteudo de processos redox em professores de Quimica
      Descrição: O projeto tem por objetivo investigar a base de conhecimentos e o desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - PCK de licenciandos e professores de Química. Pretende-se avaliar como a formação inicial, a formação contínua e a experiência docente criam distintas possibilidades para tal construção. O conceito de PCK está relacionado a um conjunto de conhecimentos que vão além do conhecimento técnico disciplinar e incluem as formas de representações sobre o conteúdo conceitual, como os exemplos e analogias, as metodologias didáticas que podem ou não favorecer o aprendizado significativo deste ou daquele conteúdo, considerando os diversos ambientes educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . Integrantes: Carmen Fernandez - Coordenador / Vanda Luiza dos Santos - Integrante / Luciane Fernandes de Goes - Integrante / Keysy Solange Costa Nogueira - Integrante / Brenno Ralf Maciel Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carmen Fernandez.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (43)
      1. 2022 Annual Meeting of RIDC Redoxoma.CEPID - Redoxoma Education and Diffusion Highlights. 2022. (Encontro).
      2. 2022 Annual Meeting of RIDC Redoxoma.Redox reactions: curriculum construction in high schools in São Paulo. 2022. (Encontro).
      3. 2022 Annual Meeting of RIDC Redoxoma.Redox reactions: a proposal to develop the Pedagogical Content Knowledge. 2022. (Encontro).
      4. 20o ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química.O ensino de reações redox: uma revisão da literatura. 2021. (Encontro).
      5. 20º Encontro Nacional de Ensino de Química.Conhecimento e saber docente no ensino de química: uma revisão de literatura. 2021. (Encontro).
      6. VIII ENALIC - Encontro Nacional das Licenciatiras.Alquimia e Química: Será que são parentes?. 2021. (Encontro).
      7. VIII ENALIC - Encontro Nacional das Licenciatiras.O ensino remoto e o ensino híbrido durante a pandemia: benefícios e desvantagens. 2021. (Encontro).
      8. X! EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Conhecimento docente e autoconceito: um estudo de caso envolvendo uma professora de química. 2021. (Encontro).
      9. 13th Conference - European Science Education Research Association. The impacts of an initial training program in the development of chemistry teacher´s knowledge. 2019. (Congresso).
      10. 14th European Conference on Research in Chemical Education. An investigation of pre-service chemistry teachers? pedagogical content knowledge through reports of supervised internship. 2018. (Congresso).
      11. I Simpósio de Difusão e Divulgação científica em Cepids.Processos Redox: articulando pesquisas educacionais, formação de professores e atividades de extensão. 2018. (Simpósio).
      12. 12nd Conference of the European Science Education Research Association ESERA. Teaching to teach: indications of formative chemistry teacher training in teaching practice of its undergraduates. 2017. (Congresso).
      13. 2nd CEPID Redoxoma Meeting with the advisory committee.Education and Science Dissemination - Aging campaign in the. 2017. (Encontro).
      14. X Congreso Internacional sobre investigación en Didactica de las Ciencias. As limitações de ensino-aprendizagem associadas ao conteudo redox nos eventos brasileiros.. 2017. (Congresso).
      15. XII Encontro do Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.PCK de eletroquímica: um estudo de caso com professores do ensino médio da cidade de São Paulo ? SP. 2017. (Encontro).
      16. 1nd CEPID Redoxome Annual Meeting.CEPID - REDOXOME Education and Knowledge Diffusion Plan. 2016. (Encontro).
      17. 2nd CEPID Redoxome Annual Meeting.Atividades desenvolvidas pelo Plano de Educação e Difusão do Cepid Redoxoma. 2016. (Encontro).
      18. Encontro do Programa de Pós Graduação em Ciências UE Santa Cruz CR.Os professores de química e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: perspectivas para a formação. 2016. (Encontro).
      19. III Semana de Educação Continuada da UDESC. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2016. (Congresso).
      20. III Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciências.Evidence of teacher knowledge of chemistry teacher educators in teaching practice of its undergraduates. 2016. (Simpósio).
      21. X Encontro do Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. 2016. (Encontro).
      22. XI Encontro do Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.Abertura do Encontro. 2016. (Encontro).
      23. XVIII ENEQ ? Encontro Nacional de Ensino de Química. 2016. (Encontro).
      24. 1st Meeting with Advisory Committee - CEPID Redoxome (CEPID Redoxoma).CEPID - REDOXOMA Education and Knowledge Dissemination Plan. 2015. (Encontro).
      25. Annual Conference of National Association for Research in Science Teaching. Knowledge of assessment of chemistry teachers. 2015. (Congresso).
      26. Conference of American Education Research Association. 2015. (Congresso).
      27. Encontro do Instituto Federal de Suzano.A profissionalização dos professores de química e o papel da pesquisa. 2015. (Encontro).
      28. ESERA 2015 Conference (European Science Education Research Association). Development of Pedagogical Content Knowledge for Scientific Argumentationa of an early career chemistry teacher. 2015. (Congresso).
      29. IX Encontro do Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. 2015. (Encontro).
      30. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Elementos dos conteúdos programáticos de disciplinas curriculares incorporados à prática de ensino de licenciandos em Química. 2015. (Encontro).
      31. 2nd International Congress of Science Education. Conocimiento Pedagogico del Contenido en las clases de los profesores de ciencias. 2014. (Congresso).
      32. Encontro dos Cepids Fapesp.REDOXOMA Plano de Educação e Difusão do Conhecimento. 2014. (Encontro).
      33. I Encontro dos Coordenadores de Educação e Difusão do CEPIDS.CEPID - REDOXOMA Plano de Educação e Difusão do Conhecimento. 2014. (Encontro).
      34. VIII Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. 2014. (Encontro).
      35. II Congresso do Departamentro de Química Fundamental do IQUSP. 2013. (Congresso).
      36. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013. (Encontro).
      37. Redox Day.CEPID RedoxomaPlano de Educação e Difusão do Conhecimento. 2013. (Encontro).
      38. VII EPPEQ (Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química).Registro audiovisual na pesquisa qualitativa em ensino de química: reflexões práticas para a coleta de dados. 2013. (Encontro).
      39. VII EPPEQ (Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química).Interdisciplinaridade: um conceito polissêmico. 2013. (Encontro).
      40. VIII Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.Análise do conhecimento pedagógico do conteúdo a partir da perspectiva do educando. 2013. (Encontro).
      41. VIII Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.Análise dos conhecimentos base avaliados nos concursos públicos de seleção de professores de química para atuar em escolas públicas. 2013. (Encontro).
      42. VIII Encontro do Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.Conhecimento pedagógico do conteúdo: estado da arte no ensino de química. 2013. (Encontro).
      43. VIII Encontro do Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.Os indícios da ação formativa dos formadores de professores de química no PCK de seus licenciandos. 2013. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. FERNANDEZ, C.; MEMBIELA, P. ; PADILLA, K. ; DOURADO, L. ; LEITE, L.. Organização da Mesa Redonda Ser profesor de ciencias: Presente y futuro no VI Simpósio Internacional de Enseñanza de las Ciencias. 2022. Congresso
      2. FERNANDEZ, C.; REZENDE, D. B. ; CINTRA, E. P. ; MAXIMIANO, F. A. ; MARSON, G. A. ; MARCONDES, M. E. R. ; PORTO, P. A.. XVI Encontro do Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências e I Encontro do Programa Dinter PIEC-USP/IFSP. 2022. Congresso
      3. FERNANDEZ, C.; PORLAN, R. ; BAPTISTA, M.. Organização da Mesa Redonda El futuro de la formación docente en enseñanza de las ciencias do V Simpósio Internacional de Enseñanza de las Ciencias. 2020. Congresso
      4. AUGUSTO, O. ; LAURINDO, F. ; MEDEIROS, M. H. G. ; KOWALTOWSKI, A. J. ; BAPTISTA, M. S. ; MASCIO, P. ; FERNANDEZ, C. ; NETTO, L. E. S.. 2020 Annual Meeting of RIDC Redoxoma 3rd RIDC Redoxoma Meeting with the Advisory Committee. 2020. Congresso
      5. BONASSA, A. ; FREITAS, L. M. ; FERNANDEZ, C. ; WIDER, M. C. ; MARSON, G. A.. 2o Concurso Cultural - Acho que vi um cientista. 2019. Concurso
      6. BONASSA, A. ; FREITAS, L. M. ; FERNANDEZ, C. ; MARSON, G. A. ; WIDER, M. C. ; REZENDE, L.. Vai lá no mei poster - 12 videos de divulgação voltados para alunos de graduação e pós graduação. 2019. Outro
      7. AUGUSTO, O. ; LAURINDO, F. ; MASCIO, P. ; BAPTISTA, M. S. ; KOWALTOWSKI, Alicia Juliana ; MEDEIROS, M. H. G. ; NETTO, L. E. S. ; FERNANDEZ, C.. 2nd Cepid Redoxoma meeting with the advisory committee. 2017. Outro
      8. AUGUSTO, O. ; LAURINDO, F. ; FERNANDEZ, C. ; MASCIO, P. ; BAPTISTA, M. S. ; KOWALTOWSKI, Alicia Juliana ; MEDEIROS, M. H. G. ; NETTO, L. E. S.. 1st CEPID Redoxome Annual Meeting. 2016. Outro
      9. AUGUSTO, O. ; MASCIO, P. ; LAURINDO, F. ; FERNANDEZ, C. ; BAPTISTA, M. S. ; KOWALTOWSKI, Alicia Juliana ; NETTO, L. E. S. ; MEDEIROS, M. H. G.. 2nd CEPID Redoxome Annual Meeting. 2016. Outro
      10. AUGUSTO, O. ; LAURINDO, F. ; FERNANDEZ, C. ; MASCIO, P. ; BAPTISTA, M. S. ; KOWALTOWSKI, Alicia Juliana ; MEDEIROS, M. H. G. ; NETTO, L. E. S.. 1st Cepid Redoxoma meeting with the advisory committee. 2015. Outro
      11. FERNANDEZ, C.. 2° Congresso Internacional de Educação em Ciências. 2014. (Congresso).. . 0.
      12. FERNANDEZ, C.; MAXIMIANO, Flávio Antonio ; MARCONDES, Maria Eunice. VIII Encontro do Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. 2013. Congresso



    (*) Relatório criado com produções desde 2013 até HOJE
    Data de processamento: 23/08/2023 15:21:42