São Paulo, 04 de setembro de 2020
Comissão Organizadora da 37ª Semana da Química USP
Download do regulamento
Este ano, a 37ª Semana da Química USP será gratuita para todo público.
Sua inscrição no evento só será efetuada se realizada pela plataforma Even3, pelo link https://www.even3.com.br/sdqusp/, disponibilizado aqui em nosso site e nas nossas redes sociais, e dentro do prazo (de 01/09/2020 até dia 26/09/2020).
Inscrições
As inscrições dão o direito de requerimento dos créditos livres (somente, alunos do IQ USP) e do certificado de participação, de 20 horas de atividade, no evento. (ver Créditos e Certificados)
Devido à capacidade máxima da plataforma, a 37ª Semana da Química oferecerá 980 vagas para inscritos. Sendo 300 para alunos IQ-USP, 230 para alunos Outros Institutos da USP e 450 para alunos externos. (sujeito a remanejamentos)
A 37ª Semana da Química USP acontecerá no modelo virtual, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo 100% online e por meio da plataforma Zoom, a qual requer download prévio (https://zoom.us/) do aplicativo tanto para computador quanto para celular.
O link de acesso às palestras será enviado para os e-mails cadastrados nos formulários de inscrição.
Obs: Durante o evento a Comissão da Semana da Química poderá divulgar o link de acesso das atividades em suas redes sociais para participações avulsas, dependendo da quantidade total de inscritos.
Obs: Se autorizado pelos respectivos palestrantes e/ou convidados, as atividades da 37ª Semana da Química serão postadas em nossas plataformas digitais após o evento para que todos possam assistir.
As atividades da 37ª Semana da Química contam com:
Tendo em mente o respeito aos palestrantes, pede-se que o horário de início das atividades seja respeitado. O cronograma do evento está disponível aqui em nosso site.
Programação
Um certificado de 20 horas poderá ser solicitado se o inscrito estiver presente em no mínimo 70% das atividades (verifique abaixo como será feita a contagem).
Alunos de graduação do Instituto de Química da USP que apresentarem no mínimo 70% de presença nas atividades poderão receber, também, 1 (um) crédito de optativa livre de aproveitamento de estudos.
O interesse em receber o certificado e/ou os créditos livres deverá ser manifestado no ato da inscrição, aqueles que não realizarem a inscrição não terão direito ao requerimento.
Após o evento, será divulgada uma listagem nominal daqueles que obtiveram os créditos e os certificados que serão enviados para o e-mail cadastrado.
Caso seu nome não esteja na listagem, o participante deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora (e-mail: sdq@iq.usp.br) informando as atividades as quais participou para que possamos fazer uma nova recontagem de pontos.
Após o envio dos certificados também será postado um aviso em nossas plataformas digitais, caso você não receba, também deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora.
Caso o Aluno IQ-USP necessite com urgência e queira o segundo crédito, a nossa proposta alternativa é a realização de uma "Mini ATPA", constituída de uma atividade cultural, uma atividade científica e uma atividade acadêmica.
Para aqueles que trabalham, mediante a comprovação de trabalho, é necessário a execução de somente 1 (uma) das 3 (três) atividades sugeridas.
Lembrando que no caso da escolha da opção "Atividade Científica", é necessário que o somatória das palestras assistidas seja igual a 8 pontos.
A realização da "Mini ATPA" será guiada pelo Google Forms (https://forms.gle/sDaYRFxH3Xrn3oC1A) e deverá ser preenchido até o dia 18/10.
As salas da plataforma Zoom serão fechadas após 15 minutos do início da atividade, ou seja, haverá uma tolerância de 15 minutos. Após isso, em dado momento da atividade, a Comissão Organizadora disponibilizará um formulário de confirmação de presença em cada atividade.
Obs: A plataforma conta como recurso de não vetar a entrada daqueles que eventualmente já estavam presentes na atividade e caíram por falhas na internet, assim, após o retorno da conexão, automaticamente você será automaticamente adicionado à sala da palestra.
Pedimos a colaboração de todos os participantes e contamos com a ética de todos para que todos permaneçam presentes no decorrer de toda a atividade e que o link do formulário não seja compartilhado para fora da atividade.
Para contabilizar a presença dos participantes na Semana, será utilizado um sistema de pontos que associa cada atividade a uma pontuação. Eles serão distribuídos da seguinte maneira:
Atividade | Pontuação |
---|---|
Palestra | 1 ponto |
Abertura & Homenagem | 3 pontos |
Mesa Redonda | 2 pontos |
Café Filosófico | 2 pontos |
Patrocinadores | 3 pontos |
Para atingir 70% de presença é necessário comparecer às atividades de modo a cumprir 21 pontos de um total de 30 pontos.
Para aqueles que trabalham (isso deverá ser avisado por meio da inscrição), perante a comprovação de trabalho por meio de uma declaração assinada pelo chefe ou superior do trabalho, a presença mínima exigida é de 25%, ou seja, 8 pontos de um total de 30 pontos.
O comprovante deverá ser enviado para nosso e-mail (sdq@iq.usp.br) até o dia 02/10/2020.
Algumas editoras fecharam parceria com a Semana da Química para realização da edição online da Feira de Livros.
Assim, durante a 37ª Semana da Química da USP, em algumas atividades, ocorrerão sorteios de livros oferecidos pelas nossas editoras parceiras somente para aqueles que estiverem inscritos e presentes na respectiva atividade.
Além disso, ao final da 37ª Semana da Química da USP ocorrerá um sorteio especial com base na presença ao longo da semana, ou seja, quanto maior a sua pontuação de presença ao longo da semana, maior serão as suas chances no sorteio final.
A retirada dos prêmios deverá ser realizada no Instituto de Química da USP, após o período de quarentena.
Os cupons de desconto serão disponibilizados para os inscritos através do e-mail fornecido na inscrição e serão válidos durante o período do evento (28/09/2020 – 02/10/2020).
Ao realizar a inscrição e ao ingressar nas salas das atividades, o participante estará de acordo com a utilização de sua imagem e voz na publicação das gravações das atividades nas plataformas digitais da Semana e nas divulgações realizadas pela Comissão Organizadora, seguindo os Termos de Autorização do Uso de Imagem e Voz da 37ª Semana da Química USP.