Bioquímica de Insetos
Laboratory of Insect Biochemistry

Responsáveis: Walter R.Terra e Clélia Ferreira


Insetos: Conhecer para controlar

Os insetos podem ser criaturas delicadas e maravilhosas. Entretanto, não se deixe iludir. Aquela borboleta linda da foto é a forma adulta de uma lagarta voraz capaz de comer 2,1 vezes o seu próprio peso em alimento por dia. Na verdade, os insetos são animais bem sucedidos e podem ser considerados os principais competidores do homem na terra, sendo responsáveis pela destruição de porcentual importante de plantações, dos alimentos armazenados, além de serem vetores de grande número de doenças que afetam o homem e os animais de criação .

Em vista disso, o esforço para controlar os insetos tem sido uma tarefa secular do homem. Várias estratégias tem sido empregadas.

Entretanto, em resposta a uma maior consciência ecológica , o processo de controle dos insetos atualmente tem sido dirigidos principalmente para o fortalecimento do próprio sistema de defesa das plantas contra os herbívoros. Com o reconhecimento de que a maior área de contato do inseto com o meio ambiente é o sistema digestivo, ênfase tem sido dada na produção de plantas transgênicas que expressam produtos que desorganizam as funções digestivas dos insetos. Dentro desse objetivo várias plantas transgênicas de interesse comercial já foram produzidas e que são resistentes a insetos.

O desenvolvimento dessa linha de pesquisa está limitado pela informação escassa em relação ao sistema digestivo dos insetos. Em conseqüência , recentemente tem havido um grande esforço na ampliação dos nossos conhecimentos sobre o sistema digestivo dos insetos envolvendo as enzimas digestivas, a sua distribuição espacial e os seus mecanismos de secreção, assim como de aspectos da biologia celular das células intestinais.

A equipe de nosso laboratório se dedica a todos esses aspectos. Para isso nosso laboratório possui equipamentos de purificação de proteínas (sistemas eletroforéticos, cromatógrafos de baixa e alta pressão, concentradores, etc...), para determinação de enzimas (espectrofotômetros, fluorimetros, etc...), para isolamento de frações celulares (sonicador, ultracentrífuga, etc...) e para clonar, expressar e mutar as enzimas que estudamos.

Em colaboração com o Centro de Microscopia Eletrônica do Instituto de Biociências da USP (Prof. Alberto F. Ribeiro) e do Laboratório Nacional de Luz Sincroton (Prof. Igor Polikarpov) estudamos, respectivamente, a biologia celular das células intestinais e a estrutura molecular de enzimas selecionadas.

Finalmente, em um esforço comum com o Prof. Márcio C. Silva Filho e Prof. José R. P. Parra da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, estamos procurando usar os nossos conhecimentos no desenvolvimento de plantas transgênicas de interesse brasileiro.







Endereço (address): Instituto de Química, Universidade de São Paulo
Caixa Postal 26077, 05599-970 São Paulo, Brasil.
Phone: (011)3 818-3816                       Fax: (011) 3818-2186


Walter R. Terra e Clélia Ferreira


Membros do Laboratório



Laboratório de Insetos

Docentes

Walter R. Terra, Professor Titular, e-mail warterra@iq.usp.br
Clélia Ferreira, Professor Associado, e-mail clfterra@iq.usp.br

Pós Doutorandos

Sandro R Marana, srmarana@iq.usp.br
Plínio T. Cristofoletti Júnior, ptcristo@iq.usp.br

Estudantes de pós-graduação

Doutorandos

Alexandre H. Ferreira, alehpf@iq.usp.br
Adriana R. Lopes, drilopes@iq.usp.br
Alcides B. Dias, alcbatjr@usp.br
Fernando A. Genta, mig@usp.br

Mestrandos

Renata Bolognesi, rbologne@usp.br

Estudantes de Graduação

Luciana M. Silva, lumader@rocketmail.com
Maria Cícera P. Silva, cladocera@rocketmail.com
Érika H. Almeida, keka.cakes@rocketmail.com
Denise Tafarello, denise_biousp@zipamil.com.br
Marisa M. Momoli, mmmomoli@hotmail.com
Ana M. Fraga, anafraga22@hotmail.com

Técnicos

Luiza Y. Nakabayashi, luizanak@quim.iq.usp.br
Maria Ivanilde Marcelino






Publicações