SIMULADOR DE
ELETROFORESE

Introdução

O Simulador de Eletroforese é uma ferramenta criada com o objetivo de estudar o Equilíbrio Químico, promovendo a integração dos diferentes níveis representacionais: macroscópico, que pode ser visualizado no andamento e resultado das eletroforeses, microscópico (representado nas formas das espécies em nível molecular) e simbólico-matemático (expresso na proporção das espécies, determinada pela equação de Henderson-Hasselbalch).

A escolha da eletroforese é justificada pela sua simplicidade e por apresentar resultados prontamente analisáveis, determinados quantitativamente pelo Equilíbrio Químico. As amostras a serem analisadas são aminoácidos e peptídios. Este estudo, entretanto, é precedido pela análise de um composto com comportamento eletroforético simples, por conter apenas um grupo ionizável, o ácido p-nitrofenil hidroxipropanoico.

Para atingir os objetivos do software, devem ser seguidas as etapas do Roteiro de Atividades. Elas foram projetadas para que, por meio de experimentos de eletroforese, o usuário conceba o Equilíbrio Químico como um fenômeno dinâmico.

  • É a representação de uma eletroforese em papel.
  • Permite simulações de eletroforese com valores de pH entre 0 e 14, com até quatro algarismos significativos.
  • Permite a simulação de eletroforese de uma amostra contendo até quatro compostos. Cada composto pode ser um aminoácido ou um peptídio.
  • Possui três níveis representacionais: a simulação da eletroforese como nos aparelhos reais (representação macroscópica), a visão microscópica (que representa as formas moleculares possíveis do meio) e a representação simbólico-matemática, que mostra as proporções das espécies possíveis.
  • As concentrações das espécies podem ser calculadas com a equação de Henderson-Hasselbalch.