Fotossensibilização de semicondutores  
Perspectivas

Utilizando o arranjo descrito, diversos complexos Ru(dcbH2)2LL', onde L / L' = H2O, X-,
CN-, SCN-, isoquinolina, etc, vêm sendo utilizados como sensibilizadores de semicondutores com separação grande de banda, obtendo-se eficiências de conversão do fóton incidente em corrente (IPCE - Incident Photon to Current Efficiency) surpreendentes, até mesmo acima de 90%.

Outra vantagem do uso desses derivados é que a partir deles pode-se projetar novos corantes com características ainda melhores para desempenhar com maior eficiência o seu papel como sensibilizadores moleculares na conversão da energia solar. Os dois sítios de coordenação L e L' podem ser ocupados por diversos ligantes, e também por outras unidades cromofóricas, resultando em corantes com características espectrais e redox mais favoráveis para melhorar a eficiência da fotoconversão. Isto permite alterar a diferença de energia entre os estados fundamental e excitados, e portanto "sintonizar" as bandas de absorção a vários comprimentos de onda. Em particular, sistemas mistos onde os dois sítios vagos são coordenados por ligantes distintos e sistemas supramoleculares derivados do complexo Ru(dcbH2)2LL' vêm sendo investigados para tal finalidade.

Através da engenharia molecular, diferentes sensibilizadores com características específicas podem ser obtidos a fim de resultar em fotoanodos de diversas cores, como mostrado na figura abaixo:

   

O uso de dispositivos moleculares do tipo sensibilizador-antena é uma estratégia para tentar aumentar a coleta da energia solar.