Baldinato, J. O. e Porto, P. A.;
“Popularizing chemistry in the early nineteenth-century: Samuel Parkes and
his Chemical Catechism”, in: A. M. Alfonso-Goldfarb; W. A.
Carnielli; H. Chang; M. H. M. Ferraz; J. L. Goldfarb; e S. Waisse. (orgs.);
Crossing Oceans: exchange of products, instruments and procedures in
the history of chemistry and related sciences. Campinas, SP: Unicamp/CLE,
2015, pp. 43 - 63.
Rozentalski, E. F. e Porto, P. A.; “Imagens
de orbitais em livros didáticos de química geral no século XX: uma análise
semiótica”, Investigações em Ensino de Ciências, 20 (2015),
181 - 207.
Schmiedecke, W. G. e Porto, P. A.; “A
história da ciência e a divulgação científica na TV: subsídios teóricos
para uma abordagem crítica dessa aproximação no ensino de ciências”,
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 15
(2015), 627 - 643.
Leite, H. S. A. e Porto, P. A.; “Análise da
abordagem histórica para a Tabela Periódica em livros de Química Geral
para o ensino superior usados no Brasil no século XX”, Química Nova,
38 (2015), 580 - 587.
Baldinato, J. O. e Porto, P. A.; “20 Anos de
QNEsc: Uma História, Muitas Histórias”, Quimica Nova na Escola,
37 (2015), 166 - 171.
Vidal, P. H. O. e Porto, P. A.;
“Representações químicas e a História da Ciência em sala de aula”,
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 10
(2014), 70 - 84.
Schmiedecke, W. G. e Porto, P. A.; “Uma
abordagem da história da energia nuclear para a formação de professores de
física”, Revista Brasileira de História da Ciência, 7
(2014), 232 - 241.
Araújo, M. C. e Porto, P. A.; “A implantação
da análise instrumental no Instituto de Química da Universidade de São
Paulo”, in: III Conferencia Latinoamericana del
International History, Philosophy and Science Teaching Group - IHPST-LA -
Comunicaciones Orales. Santiago, Chile: Bella Terra - Sociedad Chilena
de Didáctica, Historia y Filosofia de la Ciencia, 2014.
Viana, H. E. B. e Porto, P. A.;
“Thomas Midgley,
Jr., and the Development of New Substances: A Case Study for Chemical
Educators”, Journal of Chemical Education, 90 (2013),
1632 - 1638.
Baldinato, J. O.; Nagy, J. A. Z. e Porto, P.
A.;
“Revisiting The Chemical History of a Candle: some reflections for
chemistry teachers”, Revista de Educacion de las Ciencias,
14 (2013), 60 - 66.
Lemes, A. F. G. e Porto, P. A.; “Introdução à
filosofia da química: uma revisão bibliográfica das questões mais
discutidas na área e sua importância para o ensino de química”, Revista
Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 13, (2013),
121-147.
Santos, W. L. P. dos; e Porto, P. A.;
“A pesquisa em ensino de
química como área estratégica para o desenvolvimento da química”,
Química Nova, 36 (2013), 1570 - 1576.
Lemes, A. F.
G. e Porto, P. A.; “O fazer
química e o ensinar química: algumas considerações em torno do realismo
químico”, Enseñanza de las
Ciencias, volume extra, IX Congreso Internacional sobre Investigación
en Didáctica de las Ciencias (2013), 1531 - 1538.
Rozentalski, E. F. e Porto, P.
A.; “Uma questão não
consensual no ensino de química - o caso dos orbitais”,
Enseñanza de las Ciencias, volume
extra, IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las
Ciencias (2013), 3109 - 3113.
Viana, H. E. B. e Porto, P. A.; “Midgley e a
tabela periódica: o desenvolvimento de novas moléculas na primeira metade
do século XX”, in: C. C. Silva; M. E. B. Prestes (orgs.);
Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e
filosóficas. São Carlos: Tipographia Editora Expressa, 2013, pp. 43 -
54.
Porto, P. A., Baldinato, J. O. e Nagy, J. A.
Z. “Michael Faraday e a química: análise, síntese e reatividade”, in:
C. C. Silva; M. E. B. Prestes (orgs.); Aprendendo ciência e sobre sua
natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia
Editora Expressa, 2013, pp. 97 - 113.
Souza, K. A. F. D. e Porto, P. A.; “Do fazer
ao pensar quimicamente: a química e seu ensino através de livros didáticos
do século XX”, in: C. C. Silva; M. E. B. Prestes (orgs.);
Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e
filosóficas. São Carlos: Tipographia Editora Expressa, 2013, pp. 487 -
510.
Viana, H. E. B. e Porto, P. A.;
“Análise histórica das percepções de risco associadas à destruição da
camada de ozônio: uma possível ferramenta para a formação de estudantes de
química”, em Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação
em Ciências (VIII ENPEC - I CIEC 2011). Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013.
Souza, K. A. F. D. e Porto, P. A.;
“Estratégias visuais na construção de uma realidade química: análise
semiótica das ilustrações em livros didáticos ao longo do século XX”,
em Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
(VIII ENPEC - I CIEC 2011). Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013.
Baldinato, J. O. e Porto, P. A.;
“Os métodos de Michael Faraday e Isaac Watts para o aprimoramento da
mente”, em Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação
em Ciências (VIII ENPEC - I CIEC 2011). Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013.
Lemes, A. F.
G. e Porto, P. A.;
“Particularidades estruturadoras da ciência Química: alguns pontos
explicitados por doutorandos em Química”, em Atas do VIII Encontro
Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VIII ENPEC - I CIEC
2011). Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013.
Souza, K. A. F. D. e Porto, P. A.;
“Chemistry and Chemical Education Through Text and Image: Analysis of Twentieth
Century Textbooks Used in Brazilian Context”, Science & Education,
21 (2012), 705 - 727.
Souza, K. A. F. D. e Porto, P. A.;
“History and
Epistemology of Science in the Classroom: The Synthesis of Quinine as a
Proposal”, Journal of Chemical Education, 89
(2012), 58 - 63.
Viana, H. E. B.; Porto, P. A.;
“O desenvolvimento de novas substâncias na primeira metade do século XX: o
caso de Thomas Midgley, Jr.”, Circumscribere, 12 (2012),
16 - 30.
Corio, P.; Maximiano, F. A.; Porto, P. A. e
Fernandez, C.;
“A organização da ciência Química na visão de graduandos: um estudo
utilizando mapas estruturais”, REEC - Revista Electrónica de
Enseñanza de las Ciencias, 11 (2012), 76 - 97.
Fernandes, M. A. M. e Porto, P. A.;
“Investigando a presença da história da ciência em livros didáticos de
Química Geral para o ensino superior”, Química Nova, 35
(2012), 420 - 429.
Vidal, P. H. O. e Porto, P. A.;
“A história da
ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007”,
Ciência e Educação, 18 (2012), 291 - 308.
Souza, K. A. F. D.; Mate, C. H. e Porto, P.
A.; “História do uso do livro didático universitário: o caso do Instituto
de Química da Universidade de São Paulo”, Ciência e Educação, 17 (2011), 679 -
694.
Vidal, P. H. O. e Porto, P. A.;
“Algumas contribuições do episódio histórico da síntese artificial da
ureia para o ensino de química”, História da Ciência e Ensino:
construindo interfaces, 4 (2011), 13 - 23.
Viana, H. E. B. e Porto, P. A.;
“The
Development of Dalton s Atomic Theory as a Case Study in the History of
Science: Reflections for Educators in Chemistry”,
Science & Education, 19 (2010), 75 - 90.
Porto, P. A.;
“História
e Filosofia da Ciência no Ensino de Química: em busca dos objetivos
educacionais da atualidade”,
em W. L. P. dos Santos e O. A.
Maldaner (orgs.), Ensino de Química em Foco, Ijuí: Editora Unijuí,
2010, pp. 159 - 180.
Porto, P. A.; Corio, P.; Maximiano, F. A. e Fernandez, C.;
“The
organization of chemistry as conceived by undergraduate students - a study
using concept maps”,
em M. F. Tasar e G. Çakmakci (orgs.),
Contemporary science education research: international perspectives,
Ankara, Turquia: Pegem Akademi, 2010, pp. 161 - 166.
Porto, P. A.;
“Em
busca da longevidade: J. B. Van Helmont e o bálsamo do enxofre”,
em A. M. Alfonso-Goldfarb; M. H. M. Ferraz; M. H. R. Beltran e A. P. dos
Santos (orgs.), Simão Mathias Cem Anos: Química e História da Química
no início do século XXI, São Paulo: SBQ/PUC-SP, 2010, pp. 75 - 87.
Porto, P. A.;
“Investigação
sobre o comportamento dos gases”,
Ciência Hoje, 46, no. 274 (2010), 75 - 77.
Porto, P. A.; Corio, P. e Faria, D. L. A.;
“Investigando
a trajetória científica de Hans Stammreich (1902-1969)”,
em A. M. Alfonso-Goldfarb; J. L.
Goldfarb; M. H. M. Ferraz e S. Waisse (orgs.), Centenário Simão
Mathias: Documentos, Métodos e Identidade da História da Ciência, São
Paulo: PUC-SP, 2010, pp. 255 - 268.
Souza, K. A. F. D. e Porto, P. A.;
“Elementos da semiótica
peirceana na educação em Química: considerações e possibilidades”, em
R. Gauche (coord.), XV Encontro Nacional de Ensino de Química - Anais,
Brasília: Universidade de Brasília, 2010, 12pp.
Maximiano, F. A.; Corio, P.; Porto, P. A. e
Fernandez, C.;
“Química
Ambiental e Química Verde no conjunto do conhecimento químico: concepções
de alunos de graduação em Química da Universidade de São Paulo”,
Educación Química, 20 (2009), 398 - 404.
Viana, H. E. B.; Corio, P. e Porto, P. A.;
“Ascensão
e queda dos CFCs como estudo de caso: diferentes estágios de
conscientização acerca de riscos químicos”,
Enseñanza de las Ciencias, volume extra (2009), 1816 - 1819.
Souza, K. A. F. D.; Mate, C. H. e Porto, P.
A.; “História
do uso do livro didático universitário: o caso do Instituto de Química da
USP”,
Enseñanza de las Ciencias, volume extra (2009), 1337 - 1341.
Porto, P. A.; Corio, P.; Maximiano, F. A. e
Fernandez, C.;
“Química
ambiental e química verde: como se integram às áreas tradicionais da
química na visão de graduandos”,
Enseñanza de las Ciencias, volume extra (2009), 1527 - 1533.
Baia, F. A. S. P. e Porto, P. A.;
“Sobre
o conceito de elemento químico de Dmitrii Mendeleev”,
em História da Ciência e Ensino -
Propostas, tendências e construção de interfaces, São Paulo: Livraria
da Física, 2009, pp. 13 - 18.
Baldinato, J. O. e Porto, P. A.;
“Variações
da história da ciência e a (pseudo-)história de Michael Faraday”,
em História da Ciência e Ensino -
Propostas, tendências e construção de interfaces, São Paulo: Livraria
da Física, 2009, pp. 80 - 85.
Baldinato, J. O. e Porto, P. A.;
“Jane
Marcet e Conversations on Chemistry: divulgando a química no início
do século XIX”,
em Anais do VII ENPEC - Encontro
Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis: ABRAPEC,
2009.
Souza, K. A. F. D. e Porto, P. A.;
“Educação
superior em química entre texto e imagem: tendências de ensino a partir de
livros didáticos de 1900 a 1939”,
em Anais do VII ENPEC - Encontro
Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis: ABRAPEC,
2009.
Suffredini, H. B. e Porto, P. A.;
“Planejamento
da Disciplina Cosméticos e Produtos de Higiene Pessoal – Alguns
Conceitos e Aplicações”, Revista Brasileira de Ensino de Química, 4
(2009).
Baldinato, J. O. e Porto, P. A.;
“Michael
Faraday e A História Química de Uma Vela: Um estudo de caso sobre a
didática da ciência”,
Química Nova na Escola, 30
(2008), 16 - 23.
Schmiedecke, W. G. e Porto, P. A.;
“O
PRONUCLEAR (1976 - 1986) e a formação de recursos humanos para a área de
energia nuclear no Brasil”,
Circumscribere, 4 (2008), 29 - 50.
Baldinato, J. O. e Porto, P.
A.;
“Variações da história da ciência no ensino de ciências”, em Mortimer, E.
F. (org.), Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em
Ciências, Belo Horizonte: ABRAPEC, 2008, CD-ROM, ISBN
978-85-99372-58-6.
Baldinato, J. O. e Porto, P. A.;
“Michael
Faraday e a didática da ciência em A História Química de uma Vela”,
em Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba:
UFPR/DQ, 2008.
Viana, H. E.
B. e Porto, P. A.; “O Processo de Elaboração da Teoria Atômica de John
Dalton”, Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, 7
(2007), 4 - 12.
Vidal, P. H.
O.; Cheloni, F. O. e Porto, P. A.; “O Lavoisier que não está presente nos
livros didáticos”, Química Nova na Escola, 26 (2007), 29 - 32.
Osorio, V.
K. L.; Tiedemann, P. W.; Porto, P. A.; “Primo Levi and The Periodic
Table: Teaching Chemistry Using a Literary Text”, Journal of
Chemical Education,
84 (2007), 775
–
778.
Viana, H. E. B. e Porto, P. A.;
“The development of Dalton's atomic theory: lessons to be learned”, in
ESERA 2007 - Full Length Articles, Malmö, Suécia: ESERA, 2007,
CD-ROM.
Porto, P. A.; “O Olhar do Químico Céptico sobre os Experimentos de
Van Helmont”, in Ana Maria Alfonso-Goldfarb e Maria Helena Roxo Beltran
orgs., O Saber Fazer e Seus Muitos Saberes: experimentos, experiências e experimentações, São Paulo:
Livraria da Física-EDUC-FAPESP, 2006, pp. 171
–
198.
Porto, P. A.; “O Archeus na Medicina Química Helmontiana”, in
L. A.-C. P. Martins,
A. C. Regner e P. Lorenzano eds., Ciências da
Vida: Estudos Filosóficos e Históricos, Campinas: AFHIC, 2006, pp. 361
–
392.
Porto, P. A.;
“O
salitre
aéreo como 'precursor' da idéia de oxigênio? Os casos de Sendivogius e
Mayow”, in
A. M. Alfonso-Goldfarb, L. Zaterka e M. H. M. Ferraz orgs., Atas CESIMA
Ano X, São Paulo: CESIMA-FAPESP-Thomson Gale-Livraria da Física, 2006,
pp. 377
–
388.
Porto, P. A.; “Idéias sobre o salitre
aéreo no século XVII”, in Celina Lértora ed., XV Reunion
Internacional de la Red de Intercambios para la Historia y la
Epistemologia de las Ciencias Quimicas y Biologicas: Instituciones y
personalidades – trayectoria vital - 5-7 octubre 2005, Buenos Aires:
Ediciones FEPAI, 2005, pp. 1 – 5.
Porto, P. A.; “Robert Boyle e os Produtos
da Destilação em The Sceptical Chymist”, in M. H. Roxo Beltran e J.
L. Goldfarb orgs., Ambiente, natureza e cultura na perspectiva da
história e da epistemologia da ciência: ciências naturais e suas
interfaces, São
Paulo: CESIMA / Livraria da Física Editora, 2004, pp. 213 – 220.
Porto, P. A.;
“A transmutação de ferro em
cobre: um debate seiscentista”, Química Nova na Escola 19
(2004), 24 – 26.
Porto, P. A.;
“Os Primeiros
Desenvolvimentos do Conceito Helmontiano de Gás – Parte II”,
Química Nova 26 (2003), 141 – 146.
Porto, P. A.; “Summus atque felicissimus salium: The Medical
Relevance of the Liquor Alkahest”, Bulletin of the History of
Medicine 76 (2002), 1 – 29.
Porto, P. A.; “O Laboratório Farmacêutico
de J. B. Van Helmont: Teoria e Prática de um Philosophus per ignem”,
in Ana Maria Alfonso-Goldfarb e Maria Helena Roxo Beltran orgs., O
Laboratório, a Oficina e o Ateliê: A Arte de Fazer o Artificial, São
Paulo: EDUC-FAPESP, 2002, pp. 87 – 113.
Porto,
P. A.;
“The
Liquor Alkahest in Helmontian Medicine”,
in Michel Bougard ed., Alchemy, Chemistry and Pharmacy. Proceedings of
the XXth International Congress of History of Science (Liège, 20-26 July
1997), vol. XVIII, Brepols: Turnhout, 2002.
Porto, P. A.; “Michael Sendivogius on Nitre and the Preparation of the
Philosophers’ Stone”, Ambix 48 (2001), 1 – 16.
Porto, P. A.;
“O Médico George Thomson
(1619 – 1677) e os Primeiros Desenvolvimentos do Conceito de Gás”,
Química Nova 24 (2001), 286 – 292.
Porto, P. A.;
“Augusto dos Anjos: Ciência
e Poesia”, Química Nova na Escola 11 (2000), 30 – 34.
Porto, P. A.;
“O Alquimista Sendivogius e
o Salitre”, Química Nova na Escola 8 (1998), 28 – 30.
Porto, P. A.; "Apontamentos sobre a
Farmácia Helmontiana", in Isidoro M. Alves e Helena M Garcia (eds.), VI
Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia – Anais, Rio
de Janeiro: Sociedade Brasileira de História da Ciência/CNPq/FAPERJ, 1997,
pp. 172 – 177.
Porto, P. A.;
"Os Três Princípios e
as Doenças: a Visão de Dois Filósofos Químicos", Química Nova
20 (1997), 569 – 572.
Porto, P. A.;
"Walter Charleton (1620 -
1707) e Sua Teoria Atômica", Química Nova 20 (1997), 335 –
338.
Porto, P. A.; "J. B. Van
Helmont y su Concepto de Gás", in Patrícia Aceves Pastrana ed.,
Las Ciencias Químicas y Biológicas en la Formación de un Mundo Nuevo,
vol. 2, Cidade do México: Universidad Autónoma Metropolitana, 1995, pp.
331 - 343.
Porto, P. A.; "Idéias acerca do estado
gasoso e do fogo nos séculos XVI e XVII", in José L. Goldfarb coord.,
SBHC 10 Anos - Anais do IV Seminário Nacional de História da Ciência e da
Tecnologia, São Paulo: Nova Stella-Fapemig-Annablume Editora, 1994,
pp. 265 – 268.
Porto, P. A.; "O gás e a Filosofia
Química de J. B. Van Helmont", in Paschoal Senise ed., Centenário de
Heinrich Rheinboldt: 1891 – 1991, São Paulo: Instituto de Química -
USP, 1993, pp. 131 – 135.
Porto, P. A. e Vanin, J. A.;
“Copo de
Becker e Terra de Fuller, Dois Erros Correntes na
Nomenclatura Química do Brasil”, Química Nova, 16 (1993), 69
– 70.
Porto, P. A. “Alguns aspectos históricos
acerca da síntese industrial da amônia”, Revista Mauá (Escola de
Engenharia Mauá), ano V, no. 6, 1992, 22 – 24.
Vanin,
J. A.; Alcântara,
M. R.; Aires, N. M. C.; Altarugio, M. H.; Leme,
M. A. A.; Barros, M. P.; Brolo,
A. G.; Daltin,
D.; Felippe
Jr.,
O.; Frignani,
R.; Geraldes, A. N.; Langer, C. M.; Lessa, M. S.; Locatelli, S. W.; Mateus,
A. L. M. L.; Maia
Jr.,
A. S.; Oliveira, M. F. P.; Porto,
P. A.; Ramanoski, M.; Roque, S. F.; Sampaio, A. A. A.; Tsen, H. Y.;
Wagner, J. J. T.; Zanardi, E.
(The Brazilian Chemistry in Action Group);
“Picturing the Chemical Relevance”, Journal of
Chemical Education, 68 (1991), 652 – 654.