Grupo de Pesquisa em História da Ciência e Ensino de Química
Prof. Dr. Paulo Alves Porto

Publicações

 
Home
Alunos
Formação
Perfil Profissional
Publicações
Links
Disciplinas
Contate-nos

 

  Artigos, trabalhos completos em anais de congressos e capítulos de livros

Baldinato, J. O. e Porto, P. A.; “Popularizing chemistry in the early nineteenth-century: Samuel Parkes and his Chemical Catechism”, in: A. M. Alfonso-Goldfarb; W. A. Carnielli; H. Chang; M. H. M. Ferraz; J. L. Goldfarb; e S. Waisse. (orgs.); Crossing Oceans: exchange of products, instruments and procedures in the history of chemistry and related sciences. Campinas, SP: Unicamp/CLE, 2015, pp. 43 - 63.

Rozentalski, E. F. e Porto, P. A.; “Imagens de orbitais em livros didáticos de química geral no século XX: uma análise semiótica”, Investigações em Ensino de Ciências, 20 (2015), 181 - 207.

Schmiedecke, W. G. e Porto, P. A.; “A história da ciência e a divulgação científica na TV: subsídios teóricos para uma abordagem crítica dessa aproximação no ensino de ciências”, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 15 (2015), 627 - 643.

Leite, H. S. A. e Porto, P. A.; “Análise da abordagem histórica para a Tabela Periódica em livros de Química Geral para o ensino superior usados no Brasil no século XX”, Química Nova, 38 (2015), 580 - 587.

Baldinato, J. O. e Porto, P. A.; “20 Anos de QNEsc: Uma História, Muitas Histórias”, Quimica Nova na Escola, 37 (2015), 166 - 171.

Vidal, P. H. O. e Porto, P. A.; “Representações químicas e a História da Ciência em sala de aula”, História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 10 (2014), 70 - 84.

Schmiedecke, W. G. e Porto, P. A.; “Uma abordagem da história da energia nuclear para a formação de professores de física”, Revista Brasileira de História da Ciência, 7 (2014), 232 - 241.

Araújo, M. C. e Porto, P. A.; “A implantação da análise instrumental no Instituto de Química da Universidade de São Paulo”,  in: III Conferencia Latinoamericana del International History, Philosophy and Science Teaching Group - IHPST-LA - Comunicaciones Orales. Santiago, Chile: Bella Terra - Sociedad Chilena de Didáctica, Historia y Filosofia de la Ciencia, 2014.

Viana, H. E. B. e Porto, P. A.; “Thomas Midgley, Jr., and the Development of New Substances: A Case Study for Chemical Educators”, Journal of Chemical Education, 90 (2013), 1632 - 1638.

Baldinato, J. O.; Nagy, J. A. Z. e Porto, P. A.; “Revisiting The Chemical History of a Candle: some reflections for chemistry teachers”, Revista de Educacion de las Ciencias, 14 (2013), 60 - 66.

Lemes, A. F. G. e Porto, P. A.; “Introdução à filosofia da química: uma revisão bibliográfica das questões mais discutidas na área e sua importância para o ensino de química”, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 13, (2013), 121-147.

Santos, W. L. P. dos; e Porto, P. A.; “A pesquisa em ensino de química como área estratégica para o desenvolvimento da química”, Química Nova, 36 (2013), 1570 - 1576.

Lemes, A. F. G. e Porto, P. A.; “O fazer química e o ensinar química: algumas considerações em torno do realismo químico”, Enseñanza de las Ciencias, volume extra, IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias (2013), 1531 - 1538.

Rozentalski, E. F. e Porto, P. A.; “Uma questão não consensual no ensino de química - o caso dos orbitais, Enseñanza de las Ciencias, volume extra, IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias (2013), 3109 - 3113.

Viana, H. E. B. e Porto, P. A.; “Midgley e a tabela periódica: o desenvolvimento de novas moléculas na primeira metade do século XX”, in: C. C. Silva; M. E. B. Prestes (orgs.); Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia Editora Expressa, 2013, pp. 43 - 54.

Porto, P. A., Baldinato, J. O. e Nagy, J. A. Z. “Michael Faraday e a química: análise, síntese e reatividade”, in: C. C. Silva; M. E. B. Prestes (orgs.); Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia Editora Expressa, 2013, pp. 97 - 113.

Souza, K. A. F. D. e Porto, P. A.; “Do fazer ao pensar quimicamente: a química e seu ensino através de livros didáticos do século XX”, in: C. C. Silva; M. E. B. Prestes (orgs.); Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia Editora Expressa, 2013, pp. 487 - 510.

Viana, H. E. B. e Porto, P. A.; “Análise histórica das percepções de risco associadas à destruição da camada de ozônio: uma possível ferramenta para a formação de estudantes de química”, em Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VIII ENPEC - I CIEC 2011). Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013.

 

Souza, K. A. F. D. e Porto, P. A.; “Estratégias visuais na construção de uma realidade química: análise semiótica das ilustrações em livros didáticos ao longo do século XX”, em Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VIII ENPEC - I CIEC 2011). Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013.

 

Baldinato, J. O. e Porto, P. A.; “Os métodos de Michael Faraday e Isaac Watts para o aprimoramento da mente”, em Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VIII ENPEC - I CIEC 2011). Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013.

 

Lemes, A. F. G. e Porto, P. A.; “Particularidades estruturadoras da ciência Química: alguns pontos explicitados por doutorandos em Química”, em Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VIII ENPEC - I CIEC 2011). Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013.

Souza, K. A. F. D. e Porto, P. A.; “Chemistry and Chemical Education Through Text and Image: Analysis of Twentieth Century Textbooks Used in Brazilian Context”, Science & Education, 21 (2012), 705 - 727.

Souza, K. A. F. D. e Porto, P. A.; “History and Epistemology of Science in the Classroom: The Synthesis of Quinine as a Proposal”, Journal of Chemical Education,  89 (2012), 58 - 63.

Viana, H. E. B.; Porto, P. A.; “O desenvolvimento de novas substâncias na primeira metade do século XX: o caso de Thomas Midgley, Jr.”, Circumscribere, 12 (2012), 16 - 30.

Corio, P.; Maximiano, F. A.; Porto, P. A. e Fernandez, C.; “A organização da ciência Química na visão de graduandos: um estudo utilizando mapas estruturais”, REEC - Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 11 (2012), 76 - 97.

Fernandes, M. A. M. e Porto, P. A.; “Investigando a presença da história da ciência em livros didáticos de Química Geral para o ensino superior”, Química Nova, 35 (2012), 420 - 429.

Vidal, P. H. O. e Porto, P. A.; “A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007, Ciência e Educação, 18 (2012), 291 - 308.

Souza, K. A. F. D.; Mate, C. H. e Porto, P. A.; “História do uso do livro didático universitário: o caso do Instituto de Química da Universidade de São Paulo”, Ciência e Educação, 17 (2011), 679 - 694.

Vidal, P. H. O. e Porto, P. A.; “Algumas contribuições do episódio histórico da síntese artificial da ureia para o ensino de química”, História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 4 (2011), 13 - 23.

Viana, H. E. B. e Porto, P. A.; The Development of Dalton s Atomic Theory as a Case Study in the History of Science: Reflections for Educators in Chemistry, Science & Education, 19 (2010), 75 - 90.

Porto, P. A.;
História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química: em busca dos objetivos educacionais da atualidade”, em W. L. P. dos Santos e O. A. Maldaner (orgs.), Ensino de Química em Foco, Ijuí: Editora Unijuí, 2010, pp. 159 - 180.

Porto, P. A.; Corio, P.; Maximiano, F. A. e Fernandez, C.;
The organization of chemistry as conceived by undergraduate students - a study using concept maps”, em M. F. Tasar e G. Çakmakci (orgs.), Contemporary science education research: international perspectives, Ankara, Turquia: Pegem Akademi, 2010, pp. 161 - 166.
 
Porto, P. A.;
Em busca da longevidade: J. B. Van Helmont e o bálsamo do enxofre, em A. M. Alfonso-Goldfarb; M. H. M. Ferraz; M. H. R. Beltran e A. P. dos Santos (orgs.), Simão Mathias Cem Anos: Química e História da Química no início do século XXI, São Paulo: SBQ/PUC-SP, 2010, pp. 75 - 87.

Porto, P. A.; Investigação sobre o comportamento dos gases, Ciência Hoje, 46, no. 274 (2010), 75 - 77.

Porto, P. A.; Corio, P. e Faria, D. L. A.; Investigando a trajetória científica de Hans Stammreich (1902-1969)”, em A. M. Alfonso-Goldfarb; J. L. Goldfarb; M. H. M. Ferraz e S. Waisse (orgs.), Centenário Simão Mathias: Documentos, Métodos e Identidade da História da Ciência, São Paulo: PUC-SP, 2010, pp. 255 - 268.

Souza, K. A. F. D. e Porto, P. A.; “Elementos da semiótica peirceana na educação em Química: considerações e possibilidades”, em R. Gauche (coord.), XV Encontro Nacional de Ensino de Química - Anais, Brasília: Universidade de Brasília, 2010, 12pp.

Maximiano, F. A.; Corio, P.; Porto, P. A. e Fernandez, C.; Química Ambiental e Química Verde no conjunto do conhecimento químico: concepções de alunos de graduação em Química da Universidade de São Paulo, Educación Química, 20 (2009), 398 - 404.

Viana, H. E. B.; Corio, P. e Porto, P. A.; Ascensão e queda dos CFCs como estudo de caso: diferentes estágios de conscientização acerca de riscos químicos, Enseñanza de las Ciencias, volume extra (2009), 1816 - 1819.

Souza, K. A. F. D.; Mate, C. H. e Porto, P. A.; História do uso do livro didático universitário: o caso do Instituto de Química da USP, Enseñanza de las Ciencias, volume extra (2009), 1337 - 1341.

Porto, P. A.; Corio, P.; Maximiano, F. A. e Fernandez, C.; Química ambiental e química verde: como se integram às áreas tradicionais da química na visão de graduandos, Enseñanza de las Ciencias, volume extra (2009), 1527 - 1533.

Baia, F. A. S. P. e Porto, P. A.; Sobre o conceito de elemento químico de Dmitrii Mendeleev”, em História da Ciência e Ensino - Propostas, tendências e construção de interfaces, São Paulo: Livraria da Física, 2009, pp. 13 - 18.

Baldinato, J. O. e Porto, P. A.;
Variações da história da ciência e a (pseudo-)história de Michael Faraday”, em História da Ciência e Ensino - Propostas, tendências e construção de interfaces, São Paulo: Livraria da Física, 2009, pp. 80 - 85.

Baldinato, J. O. e Porto, P. A.;
Jane Marcet e Conversations on Chemistry: divulgando a química no início do século XIX, em Anais do VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis: ABRAPEC, 2009.

Souza, K. A. F. D. e Porto, P. A.;
Educação superior em química entre texto e imagem: tendências de ensino a partir de livros didáticos de 1900 a 1939, em Anais do VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis: ABRAPEC, 2009.

Suffredini, H. B. e Porto, P. A.; “Planejamento da Disciplina Cosméticos e Produtos de Higiene Pessoal – Alguns Conceitos e Aplicações”, Revista Brasileira de Ensino de Química, 4 (2009).

Baldinato, J. O. e Porto, P. A.; Michael Faraday e A História Química de Uma Vela: Um estudo de caso sobre a didática da ciência, Química Nova na Escola, 30 (2008), 16 - 23.

Schmiedecke, W. G. e Porto, P. A.; O PRONUCLEAR (1976 - 1986) e a formação de recursos humanos para a área de energia nuclear no Brasil, Circumscribere, 4 (2008), 29 - 50.

Baldinato, J. O. e Porto, P. A.; “Variações da história da ciência no ensino de ciências”, em Mortimer, E. F. (org.), Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte: ABRAPEC, 2008, CD-ROM, ISBN 978-85-99372-58-6.

Baldinato, J. O. e Porto, P. A.;
Michael Faraday e a didática da ciência em A História Química de uma Vela, em Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba: UFPR/DQ, 2008.

Viana, H. E. B. e Porto, P. A.; “O Processo de Elaboração da Teoria Atômica de John Dalton”, Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, 7 (2007), 4 - 12.

Vidal, P. H. O.; Cheloni, F. O. e Porto, P. A.; “O Lavoisier que não está presente nos livros didáticos”, Química Nova na Escola, 26 (2007), 29 - 32.

Osorio, V. K. L.; Tiedemann, P. W.; Porto, P. A.; “Primo Levi and The Periodic Table: Teaching Chemistry Using a Literary Text”, Journal of Chemical Education, 84 (2007), 775 778.

Viana, H. E. B. e Porto, P. A.; “The development of Dalton's atomic theory: lessons to be learned”, in ESERA 2007 - Full Length Articles, Malmö, Suécia: ESERA, 2007, CD-ROM.

Porto, P. A.; “O Olhar do Químico Céptico sobre os Experimentos de Van Helmont”, in Ana Maria Alfonso-Goldfarb e Maria Helena Roxo Beltran orgs., O Saber Fazer e Seus Muitos Saberes: experimentos, experiências e experimentações, São Paulo: Livraria da Física-EDUC-FAPESP, 2006, pp. 171 198.

Porto, P. A.; “O Archeus na Medicina Química Helmontiana”, in L. A.-C. P. Martins, A. C. Regner e P. Lorenzano eds., Ciências da Vida: Estudos Filosóficos e Históricos, Campinas: AFHIC, 2006, pp. 361 392.

Porto, P. A.; “O salitre aéreo como 'precursor' da idéia de oxigênio? Os casos de Sendivogius e Mayow”, in A. M. Alfonso-Goldfarb, L. Zaterka e M. H. M. Ferraz orgs., Atas CESIMA Ano X, São Paulo: CESIMA-FAPESP-Thomson Gale-Livraria da Física, 2006, pp. 377 388.

Porto, P. A.; “Idéias sobre o salitre aéreo no século XVII”,  in Celina Lértora ed., XV Reunion Internacional de la Red de Intercambios para la Historia y la Epistemologia de las Ciencias Quimicas y Biologicas: Instituciones y personalidades – trayectoria vital - 5-7 octubre 2005, Buenos Aires: Ediciones FEPAI, 2005, pp. 1 – 5.

Porto, P. A.; “Robert Boyle e os Produtos da Destilação em The Sceptical Chymist”, in M. H. Roxo Beltran e J. L. Goldfarb orgs., Ambiente, natureza e cultura na perspectiva da história e da epistemologia da ciência: ciências naturais e suas interfaces, São Paulo: CESIMA / Livraria da Física Editora, 2004, pp. 213 – 220.

Porto, P. A.; “A transmutação de ferro em cobre: um debate seiscentista”, Química Nova na Escola 19 (2004), 24 – 26.

Porto, P. A.; “Os Primeiros Desenvolvimentos do Conceito Helmontiano de Gás – Parte II”, Química Nova 26 (2003), 141 – 146.

Porto, P. A.; Summus atque felicissimus salium: The Medical Relevance of the Liquor Alkahest, Bulletin of the History of Medicine 76 (2002), 1 – 29.

Porto, P. A.; “O Laboratório Farmacêutico de J. B. Van Helmont: Teoria e Prática de um Philosophus per ignem”, in Ana Maria Alfonso-Goldfarb e Maria Helena Roxo Beltran orgs., O Laboratório, a Oficina e o Ateliê: A Arte de Fazer o Artificial, São Paulo: EDUC-FAPESP, 2002, pp. 87 – 113.

Porto, P. A.; The Liquor Alkahest in Helmontian Medicine, in Michel Bougard ed., Alchemy, Chemistry and Pharmacy. Proceedings of the XXth International Congress of History of Science (Liège, 20-26 July 1997), vol. XVIII, Brepols: Turnhout, 2002.

Porto, P. A.; “Michael Sendivogius on Nitre and the Preparation of the Philosophers’ Stone”, Ambix 48 (2001), 1 – 16.

Porto, P. A.; “O Médico George Thomson (1619 – 1677) e os Primeiros Desenvolvimentos do Conceito de Gás, Química Nova 24 (2001), 286 – 292.

Porto, P. A.; “Augusto dos Anjos: Ciência e Poesia”, Química Nova na Escola 11 (2000), 30 – 34.

Porto, P. A.; “O Alquimista Sendivogius e o Salitre”, Química Nova na Escola 8 (1998), 28 – 30.

Porto, P. A.; "Apontamentos sobre a Farmácia Helmontiana", in Isidoro M. Alves e Helena M Garcia (eds.), VI Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia – Anais, Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de História da Ciência/CNPq/FAPERJ, 1997, pp. 172 – 177.

Porto, P. A.; "Os Três Princípios e as Doenças: a Visão de Dois Filósofos Químicos", Química Nova 20 (1997), 569 – 572.

Porto, P. A.; "Walter Charleton (1620 - 1707) e Sua Teoria Atômica", Química Nova 20 (1997), 335 – 338.

Porto, P. A.; "J. B. Van Helmont y su Concepto de Gás", in Patrícia Aceves Pastrana ed., Las Ciencias Químicas y Biológicas en la Formación de un Mundo Nuevo, vol. 2, Cidade do México: Universidad Autónoma Metropolitana, 1995, pp. 331 - 343.

Porto, P. A.; "Idéias acerca do estado gasoso e do fogo nos séculos XVI e XVII", in José L. Goldfarb coord., SBHC 10 Anos - Anais do IV Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, São Paulo: Nova Stella-Fapemig-Annablume Editora, 1994, pp. 265 – 268.

Porto, P. A.; "O gás e a Filosofia Química de J. B. Van Helmont", in Paschoal Senise ed., Centenário de Heinrich Rheinboldt: 1891 – 1991, São Paulo: Instituto de Química - USP, 1993, pp. 131 – 135.

Porto, P. A. e Vanin, J. A.; Copo de Becker e Terra de Fuller, Dois Erros Correntes na Nomenclatura Química do Brasil”, Química Nova, 16 (1993), 69 – 70.

Porto, P. A. “Alguns aspectos históricos acerca da síntese industrial da amônia”, Revista Mauá (Escola de Engenharia Mauá), ano V, no. 6, 1992, 22 – 24.

Vanin, J. A.; Alcântara, M. R.; Aires, N. M. C.; Altarugio, M. H.; Leme, M. A. A.; Barros, M. P.; Brolo, A. G.; Daltin, D.; Felippe Jr., O.; Frignani, R.; Geraldes, A. N.; Langer, C. M.; Lessa, M. S.; Locatelli, S. W.; Mateus, A. L. M. L.; Maia Jr., A. S.; Oliveira, M. F. P.; Porto, P. A.; Ramanoski, M.; Roque, S. F.; Sampaio, A. A. A.; Tsen, H. Y.; Wagner, J. J. T.; Zanardi, E. (The Brazilian Chemistry in Action Group); Picturing the Chemical Relevance, Journal of Chemical Education, 68 (1991), 652 –  654.

   Livros

Porto, P. A.; Van Helmont e o Conceito de Gás – Química e Medicina no Século XVII, São Paulo: EDUC - EDUSP, 1995.

Pitombo, L. R. M., Marcondes, M. E. R. (coords.), Porto, P. A. et alii; Interações e Transformações I –  Elaborando Conceitos sobre Transformações Químicas, 2 vols. (livro do aluno e guia do professor), 6a. edição, São Paulo: EDUSP, 2000.

Pitombo, L. R. M., Marcondes, M. E. R. (coords.), Porto, P. A. et alii; Interações e Transformações II – Reelaborando Conceitos sobre Transformações Químicas (Cinética e Equilíbrio), 2 vols. (livro do aluno e guia do professor), 2a. edição, São Paulo: EDUSP, 1998.

Pitombo, L. R. M., Marcondes, M. E. R. (coords.), Porto, P. A. et alii; A Química e a Sobrevivência: Atmosfera – Fonte de Materiais, 2 vols. (livro do aluno e guia do professor), São Paulo: EDUSP, 1998.

Pitombo, L. R. M., Marcondes, M. E. R. (coords.), Porto, P. A. (col.) et alii; A Química e a Sobrevivência: Hidrosfera – Fonte de Materiais, 2 vols. (livro do aluno e guia do professor), São Paulo: EDUSP, 2005.

Pitombo, L. R. M., Marcondes, M. E. R. (coords.), Vidotti, I. M. G.; Lisboa, J. C. F.; Porto, P. A.; Esperidião, Y. M.; Química 2: Interações e Transformações II, São Paulo: Fundação Bradesco/EDUSP, 2011.

Alfonso-Goldfarb, A. M., Ferraz, M. H. M., Beltran, M. H. R. e Porto, P. A. Percursos de História da Química. São Paulo: LF Editorial, 2016.

   Edição experimental

Porto, P. A.; Série: Leituras em História da Química, São Paulo, GEPEQ, 1995 (42pp.).

   Vídeos

Participamos da produção dos seguintes vídeos educativos:
“Química – Programa de Aperfeiçoamento de Professores da Rede Estadual de Ensino”, produzido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) por iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – distribuído às Delegacias de Ensino do Estado de São Paulo – 1992.

“Química e Energia”, apresentado na 1a. Exposição de Tecnologia – Energia, Museu de Tecnologia de São Paulo – São Paulo, SP – janeiro a junho de 1987.

“Chemistry and Energy”, apresentado na IX International Conference on Chemical Education (ICCE) – São Paulo, SP – julho de 1987.

“Chemistry in Action, the Chemistry Show”, apresentado na IX ICCE – São Paulo, SP – julho de 1987.

 

Home | Alunos | Formação | Perfil Profissional | Publicações | Links | Disciplinas | Contate-nos