rtorresi@iq.usp.br | storresi@iq.usp.br - DQF - IQ

home_r2_c5.gif

::Nanocompósitos Híbridos

::Eletroquímica de Nanoestruturas

::Eletrodos de Ni(OH)2

::Eletroliberação de drogas

::Sensores / Bio-sensores

::Caracterização espectroeletroquimica

::Proteção à Corrosão Utilizando

::Dispositivos Eletrocrômicos

Sensores / Bio-sensores << Áreas de Interesse << Início

 

Sensores / Bio-sensores

sensor01.jpg
Um biosensor consiste em um dispositivo analítico que contém um componente biológico que garante a especificidade e produz uma resposta que é traduzida pelo componente físico em um sinal óptico ou elétrico. Podemos citar como componentes biológicos: antígenos, anticorpos, enzimas, ácidos nucleicos, receptores, células e suas organelas. Todos estes materiais biológicos são capazes de produzir respostas específicas a vários analitos. Os componentes físicos são diversos, como fibras ópticas, dispositivos acústicos, cristais piezoelétricos além de diversos tipos de eletrodos modificados quimicamente

Os sensores químicos se diferenciam dos bio-sensores no fato de que os mesmos não utilizam componentes biológicos na transdução do sinal físico emitido. Para tanto, tem-se amplamente desenvolvido compostos que mimetizem as principais características de bio-componentes. Uma grande vantagem destes sensores reside no fato que os mesmos podem ser produzidos com maior economia, e aplicado em sistemas onde os bio-componentes não têm alcance, como por exemplo, modificações bruscas de pH e temperatura. 

No nosso grupo temos desenvolvido diversos sensores e biosensores utilizando polímeros condutores e óxidos de metais de transição para a detecção de diversos analitos como amônia (importante na área de fertilizantes de solos e industria de alimentos), glicose e oxalato (especialmente em análise de interesse clínico).

sensor02.jpg

Representação esquemática de um biosensor de oxalato de duas membranas