rtorresi@iq.usp.br | storresi@iq.usp.br - DQF - IQ

home_r2_c5.gif

::Nanocompósitos Híbridos

::Eletroquímica de Nanoestruturas

::Eletrodos de Ni(OH)2

::Eletroliberação de drogas

::Sensores / Bio-sensores

::Caracterização espectroeletroquimica

::Proteção à Corrosão Utilizando

::Dispositivos Eletrocrômicos

Eletroquímica de Nanoestruturas << Áreas de Interesse << Início

 

Eletroquímica de Nanoestruturas: Aplicação de Nanotubos em Dispositivos de Armazenamento de Energia

armenerg01.jpgO controle e manipulação de partículas no universo nanoscópico é uma nova e excitante fronteira na química.

Devido a seu tamanho, os nanomateriais apresentam propriedades ópticas, elétricas e mecânicas que diferem de suas propriedades no “bulk”. Uma rota geral para síntese de nanomateriais é o uso de agentes químicos chamados “template” que suportam e direcionam o crescimento de estruturas em escala nanométrica.

O desempenho de baterias de íon-lítio é criticamente dependente da morfologia do material utilizado, ou seja, tamanho e forma das partículas exercem grande influência capacidade carga desses dispositivos. Como uma das filosofias de nosso grupo de pesquisa é a busca incessante por novos materiais, uma rota natural é o desenvolvimento de materiais eletródicos nanoestruturados. Nesse sentido, já obtivemos resultados promissores com nanotubos de nanocompósito de óxido de vanádio/polianilina (como é mostrado na figura).

A principal vantagem de nanotubos de nanocompósito é o efeito sinergético entre o óxido e o polímero condutor: maior condutividade eletrônica e iônica quando comparados com os dois materiais separadamente. Além disso, à distância difusional em nanotubos é mais curta, o qual gera corrente substancialmente maior. Finalmente, deve ser destacado a multidisciplinaridade e interdisciplinarilidade dessa área de pesquisa. Várias técnicas eletroquímicas e não eletroquímicas são utilizadas para caracterização do material, estabelecendo uma formação sólida para o aluno