rtorresi@iq.usp.br | storresi@iq.usp.br - DQF - IQ

home_r2_c5.gif

::Nanocompósitos Híbridos

::Eletroquímica de Nanoestruturas

::Eletrodos de Ni(OH)2

::Eletroliberação de drogas

::Sensores / Bio-sensores

::Caracterização espectroeletroquimica

::Proteção à Corrosão Utilizando

::Dispositivos Eletrocrômicos

Eletrodos de Ni(OH)2 << Áreas de Interesse << Início

 

Eletrodos de Ni(OH)2 como anodos para baterias alcalinas secundárias

O eletrodo de Ni(OH)2 é comumente utilizado como material ativo nos eletrodos positivos em baterias secundárias, dispositivos eletrocrômicos e como promissores catalisadores para a reação de desprendimento de oxigênio. Algumas das propriedades do eletrodo de hidróxido de níquel tais como alta densidade de potência, boa ciclabilidade e alta energia específica, fazem este material interessante numa ampla variedade de aplicações práticas. É bem conhecido que, dependendo do estado de oxidação, 4 fases são produzidas durante a vida média do eletrodo de hidróxido de níquel, a saber, a-Ni(OH)2, g-NiOOH, b-Ni(OH)2 e b-NiOOH, sendo que o seguinte esquema mostra as reações químicas envolvidas:

niquel01.gifConsiderando a sua aplicação na área de baterias, o ciclo a/g, possui uma série de vantagens sobre o par redox b/b. Primeiramente, no caso a/g, são trocados mais elétrons devido ao fato que o estado de oxidação do g-NiOOH é maior que do b-NiOOH. A formação de g-NiOOH está associada com uma expansão de volume ou “encharcamento”do eletrodo de hidróxido de níquel.

A  mudança de fase de b-NiOOH a g-NiOOH pode estar relacionada a um aumento de volume nos eletrodos de aproximadamente 44%. Foi informado, na literatura, que um eletrodo de a-Ni(OH)2 estabilizado possui uma capacidade de carga maior que um eletrodo de b-Ni(OH)2. Por outro lado, em regime de sobrecarga, é conhecido que conversão b-NiOOH a g-NiOOH ocorre produzindo deformação mecânica que resulta no detrimento irreversível do eletrodo. Se a fase a do eletrodo fosse estabilizada, ele poderia ciclar entre a e g sem deformação ou stress mecânico nenhum.

A presença de certos cátions metálicos em hidróxidos ou oxihidróxidos pode afetar fortemente as características eletroquímicas destes materiais. Cobalto, cádmio e zinco são utilizados corriqueiramente como aditivos para incrementar o desempenho de eletrodos de hidróxido de níquel em baterias alcalinas.

A presença de Co, ou Zn é muita efetiva na supressão da formação da fase g. A pesar dos numerosos estudos existentes na literatura, os resultados não são ainda conclusivos e vários problemas devem ser solucionados. No nosso laboratório, estamos pesquisando a influencia de diversos cátions na resposta eletroquímica e óptica dos eletrodos de Ni(OH)2.